Servidores recebem capacitação sobre Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Secretaria de Assistência Social e Proteção a Família está promovendo capacitação para os trabalhadores que atuam com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV nas unidades governamentais e não governamentais do município de Toledo.

Aproximadamente 80 trabalhadores estão participando da formação totalizará 40 horas, tendo iniciado na quarta-feira (05), e segue até a próxima terça-feira (11). Os módulos estão sendo realizados nos períodos da manhã e tarde no auditório do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

O objetivo da capacitação é proporcionar reflexões quanto à prática profissional cotidiana e elevar o entendimento dos profissionais que trabalham com o serviço nesta importante política pública municipal.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da SMAS, Cinthia Regina Brun, destaca esse momento de formação como uma importante etapa de desenvolvimento para o fazer profissional. “É um momento imprescindível de troca de experiências, conhecimento e reflexões a partir de temas pertinentes à realidade dos territórios nos quais estas unidades realizam atendimento”, comentou.

A capacitação conta com a explanação dos temas “Política de Assistência Social: Reflexões necessárias” mediada pela Assistente Social Marília Borges Leite, e “A criança e o adolescente vítima ou testemunha de violência”, ministrada pela Prof. Dra. Zelimar Soares Bidarra.  Nesta quinta-feira (06), os temas já debatidos foram “O trabalho com imigrantes na perspectiva da garantia de direitos” por Nerissa Farret e “Trabalho infantil: Intervenções possíveis”, mediado pela Assistente Social Silvia Biesdorf Sangaletti.

A capacitação segue ainda até a próxima terça-feira (11), com a explanação de temas como as questões raciais e a relação com o SCFV; e a gravidez não intencional na adolescência.

O período de capacitação ainda conta com uma Mostra de trabalhos do SCFV com o compartilhamento de práticas exitosas de 2019, além de quatro oficinas a serem vivenciadas e possíveis estratégia de ação: as Bonecas Abayomi; Dominó gigante; Arte e reciclagem; e o lúdico-corporal como possibilidade de expressão.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.