Diocese lança a Campanha da Fraternidade 20202

Padre Hélio Bamberg – Vigário Geral da Diocese de Toledo|Foto Toledo Web Agora

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Vida – Dom e Compromisso”, com o lema extraído da Parábola do Bom Samaritano: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

O objetivo geral da Campanha é “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Manual da Campanha| Foto Toledo Web Agora


A CF de 2020 apresenta dez objetivos específicos:

a) Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;
b) Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;
c) Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;
d) Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;
e) Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;
f) Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;
g) Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;
h) Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;
i) valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;
j) Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.

Jennifer Teixeira – Equipe da Campanha da Fraternidade|Foto Toledo Web Agora


A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques .


Em 2020, a CF convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).
Ver, Sentir e Cuidar
“Não se pode viver a vida passando ao largo das dores dos irmãos e irmãs”, diz um trecho do texto base. Ver, sentir, compaixão e cuidar são os verbos de ação que irão conduzir este tempo quaresmal. Para isso, o texto-base que é dividido em três partes, convida que cada pessoa, cada grupo pastoral, movimento, associação, Igreja Particular e o Brasil inteiro, motivados pela Campanha da Fraternidade, possam ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade.


O Texto-base da Campanha da Fraternidade é mais ou menos dividido em três partes importantes. A primeira parte é titulada: “VIU, sentiu compaixão e cuidou dele”. Segue sete tipos de olhares de Jesus: O olhar da atenção aos outros; O olhar da Indiferença gera ameaça à vida; O olhar abandona a vida das pessoas; O olhar que destrói a natureza; O olhar da indiferença exclui a vida; O olhar da solidariedade social. A primeira parte termina com a pergunta: Qual será o nosso olhar?

A segunda parte é titulada “Viu, SENTIU COMPAIXÃO”. Segue sete tipos de compaixão de Jesus: Compaixão rompendo a indiferença; Compaixão é ter mais coração nas mãos; Compaixão é ter mais justiça nas mãos; A caridade – verdadeira, sentida da vida; Cuidar é ter mais ternura na vida; A boa-nova do cuidado da vida; Ecologia integral; e O desafio do sentido.
A terceira parte titulada “Viu, sentiu compaixão, E CUIDOU DELE”.

Segue sete tipos do cuidar de Jesus: Disposição em servir; Um compromisso com a vida; um compromisso pessoal; Uma renovação familiar; Cuidar de Comunidades Eclesiais Missionárias; Jornada Mundial dos Pobres; e Uma Colaboração social.

O Texto-base também trata do Fundo Nacional de Solidariedade e o gesto concreto. Apresenta claramente a destinação dos Recursos e a prestação de contas de 2016 a 2018, além da Oração e O Hino da Campanha da Fraternidade 2020.

A conclusão do Texto-base é uma preciosidade com as seguintes palavras da Santa Dulce dos Pobres: “Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente”.Com tantos problemas em nossa sociedade contemporânea como: violência de toda espécie, desemprego, crise econômica, pobreza crônica, depressão, ansiedade, drogas, abusos sexuais, roubos, idosos abandonados etc. acredito que a Campanha da Fraternidade 2020 vem na hora certa.

Padre André Mendes – Assessor Diocesno da CF 2020 |Foto Toledo Web Agora


Pe. André Boffo Mendes
Assessor Diocesano da Campanha da Fraternidade

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.