SEBRAE/PR OFERECE CONSULTORIAS GRATUITAS A PEQUENAS EMPRESAS DE TOLEDO

A pandemia do novo coronavírus colocou em xeque o funcionamento de milhares de empresas de Toledo, sobretudo as de menor porte. Para ajudá-las, poder público e entidades da sociedade civil organizada atuam de maneira integrada durante a maior crise sanitária e econômica das últimas décadas. 

A Prefeitura de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) apoiam a iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR) de oferecer consultorias gratuitas a microempreendedores individuais (MEI), microempresários, empresas de pequena porte (EPP), produtores rurais, autônomos, profissionais informais e interessados em iniciar um novo negócio. 

Até 31 de maio (prazo que pode ser prorrogado), a entidade disponibiliza 133 especialistas em nove áreas – Crédito, Estratégia: tomada de decisões na crise, Finanças: análises financeiras durante a crise, Legislação empresarial, Legislação trabalhista,  Marketing digital, Planejamento para o pós-crise e Plano de negócios – que realizam orientações feitas de forma que duram entre 60 e 90 minutos em média. “São consultores de todo o Paraná que estão trabalhando em regime de home office, mas que vão dar dicas valiosas para esses empreendedores enfrentarem tantas dificuldades”, comenta a consultora do escritório local do Sebrae/PR, Mariana Carvalho.

A consultora, que é especialista em Finanças e Marketing Digital, destaca o procedimento para receber esta consultoria é bastante simples. “Quem se enquadra nos critérios têm direito a até três consultorias de até três destas áreas. Basta entrar em contato conosco por um dos canais disponibilizados pelo Sebrae/PR e, em até dois dias, estamos retornando”, explica.

Os interessados podem ligar em horário comercial (8h às 18h) para o Sebrae/PR de Toledo 3277-4201 (falar com Suzane), mandar mensagem para o Whats (45) 99809-2665, encaminhar e-mail para o endereço s.moura@pr.sebrae.com.br, conversar inbox na página da entidade no Facebook (fb.com/sebraeparana) ou no Instagram (instagram.com/sebraepr). Reforçando: o atendimento para o público-alvo do projeto é GRATUITO. 

Impostos, taxas e crédito

Outra medida em benefício dos negócios que sofrem com a queda de faturamento decorrente da pandemia de Covid-19 foi tomada pelo Município de Toledo no início de abril. Por meio do Decreto 770/2020, a administração municipal estabeleceu novos prazos, todos no segundo semestre, para as empresas honrarem seus compromissos referentes a impostos e taxas municipais.

Fazem parte desta lista o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (CIP) incidente sobre imóveis baldios, a Taxa da Coleta de Lixo (TCL), o Imposto Sobre Serviços (ISS) e as taxas anuais de Licença para Localização, de Fiscalização de Funcionamento Regular, de Vigilância Sanitária e de Publicidade. “O  IPTU, que tem vencimento em abril, maio e junho, passou a vencer em agosto, outubro e dezembro. No mês paga duas, pula um mês, paga mais duas, pois tem a parcela do mês e a que está sendo prorrogada. O ISS, com vencimento para abril, maio e junho, ficou para julho, agosto e setembro, nas mesmas condições dos impostos federais”, detalha o secretário da Fazenda, Balnei Rotta.

Outro ponto em que o governo municipal trabalha em favor da sobrevivência dos pequenos negócios durante a crise é na facilitação na concessão de crédito barato por meio de aportes no Garantioeste, instituição que avaliza operações com bancos conveniados (Sicredi, Sicoob e Cresol) de até R$ 25 mil por pessoa jurídica, oferecendo carência de até seis meses e pagamento em 24 vezes com juros de 0,89% ao mês. “Entre devoluções e novos empréstimos, contamos ainda com um valor entre R$ 700 mil e R$ 800 mil em cartas de garantia e este valor aumentará ainda mais caso a Câmara aprove o projeto enviado pelo Executivo que autoriza um aporte de mais R$ 150 mil do município na Garantioeste”, relata. “Essa operação de crédito vai facilitar a vida do empresário durante o período da pandemia,  possibilitando o pagamento da folha salarial, do aluguel e de fornecedores pagando taxas menores que no sistema bancário tradicional, que cobra entre 1,3% e 1,4%. Por meio do Garantioeste, a Prefeitura garante o cumprimento da obrigação em caso de inadimplência pelo tomador do empréstimo”, salienta.

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