UNIDADES DE SAÚDE VOLTAM A APLICAR DOSES DE 2ª FASE DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Toledo retomou nesta segunda-feira (27) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza, grupo de vírus que causa a gripe. As 5.550 doses recebidas pelo município na última sexta-feira (24) estão sendo aplicadas em seis pontos da cidade – Unidades Básicas de Saúde (UBS) do São Francisco, Centro, Coopagro, Europa e Maracanã e sede da Secretaria Municipal de Saúde são direcionadas a vários grupos.

Entre eles, estão profissionais que compõem forças de segurança e salvamento, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população adulta privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo – estes dois últimos públicos precisam comprovar, por meio de registro em carteira de trabalho, que exercem tais profissões. Idosos com mais de 60 anos que ainda não foram vacinados também podem procurar as unidade para serem imunizados. 

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sartori, a meta é imunizar 95% destes grupos, os quais, somados, agregam 9.320 pessoas.  “Se somarmos todas as fases da campanha, teremos 36.900 doses à disposição de pessoas mais vulneráveis à gripe. Peço para que todas elas compareçam à unidade de saúde mais próxima. Para quem não pode ir, caso das pessoas privadas de liberdade, a unidade de saúde referência já está quase concluindo o trabalho de aplicação de doses. Estamos também fazendo um conjunto de medidas junto às pessoas privadas de liberdade a partir da unidade de saúde de referência e este trabalho está ”, relata.

Terceira fase

A atual fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Influenza encerra-se em 8 de maio. Em 9 de maio inicia a terceira etapa, destinada a pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes e mães de recém-nascidos com até 45 dias de vida (9 a 17 de maio); professores e adultos com idade entre 55 e 59 anos deverão procurar as unidades de saúde entre 18 de maio e 6 de junho. 

Vale destacar que a vacina não previne a infecção pelo novo coronavírus, mas impede os tipos mais comuns e temidos de vírus Influenza – sazonal, H1N1 e H3N2. “O inverno está chegando e em dias frios os vírus costumam permanecer no ambiente por mais tempo. Por isso, nós e várias secretarias municipais e estaduais de saúde do Brasil pediram a antecipação da campanha para diminuir o número de pessoas que procurem o sistema com sintomas respiratórios causados por gripe e que este tenha mais fôlego para tratar de pacientes com Covid-19”, analisa Cleunice.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.