Importante abrir portas e janelas e não se expor direto ao fumacê

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a importância dos cuidados a serem adotados durante a aplicação do inseticida Cielo em Toledo, conhecido como “fumacê”. A pulverização do veneno teve início no último sábado (02), como estratégia de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

A maior preocupação dos profissionais de saúde é com o número de “curiosos”. “Durante a aplicação do inseticida muitas pessoas ficavam no meio da rua, nas calçadas ou até mesmo em frente de casa. A maioria queria ver, filmar ou fotografar a passagem do veículo, mas esquecem que também é um tipo de veneno. É importante que eles abram as portas e janelas quando ouvirem o barulho da bomba, mas que procurem se proteger também”, relatou a Agende de Endemias, Alcione Andrade Ferreira, que acompanhou um dos aplicadores.

O Coordenador do Setor de Endemias, Selídio Schmitt, ressalta que apenas o fumacê não é suficiente para eliminar o mosquito Aedes aegypti. “É importante que a comunidade faça a parte dela e providencie a limpeza nos terrenos, dentro e fora de casa, pois ele [o fumacê] não elimina as larvas que estão na água, só mata o mosquito voando”, esclarece.

Os veículos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão cobrindo os primeiros 900 quarteirões classificados para a pulverização de até cinco ciclos do inseticida. O tempo e o clima colaboraram no início dos trabalhos. Selídio lembra que as estratégias de aplicação podem sofrer alterações a qualquer momento em virtude de fatores, como a direção e intensidade do vento.  

Em média, cada veículo se desloca com velocidade de até 15 km/hora. Em cada veículo da Sesa tem um Agente de Endemias acompanhando a equipe para informar e monitorar as áreas a receberem a pulverização. A cobertura completa da cidade pode levar de 30 a 45 dias. 

Os primeiros ciclos da pulverização tiveram início no Jardim América, Europa, Pinheirinho, Santa Clara III e IV, Maracanã, Paulista, Pioneira, Operária, Boa Esperança, Tancredo Neves, Rossoni, Centro, Gisela, Porto Alegre, Bandeirantes, São Pelegrino, Concórdia e Panambi. 

Orientações e cuidados

É necessário abrir portas e janelas, porém antes é preciso cobrir os alimentos dentro da casa, filtros de água, tirar as roupas do varal, cobrir as gaiolas de passarinhos, não deixar pacientes na frente da casa. Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos, gestantes e animais domésticos devem evitar de ficar na frente de casa por pelo menos 30 minutos após a aplicação. 

Um dia antes da aplicação, a Associação dos Apicultores de Toledo será avisada da ação para tomarem os devidos cuidados para proteger as abelhas. Elas devem ser cobertas também. Aproximadamente 30 minutos após a aplicação já é possível expor novamente crianças, idosos, gestantes e os animais que ficaram protegidos. 

As camionetes com os pulverizadores devem trabalhar no período da manhã das 5h às 8h e no período da tarde das 18h às 20h30.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.