ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE TOLEDO GANHA PRÊMIO NACIONAL DA NESTLÉ

A Escola Municipal Olivo Beal, localizada no bairro Cezar Park, em Toledo, está na lista das dez ganhadoras do Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis 2020. De autoria das professoras Sandra Kopeginski e Melânia Rezende, o projeto “Comer e se mexer faz bem” será desenvolvido com os cerca de 400 alunos da instituição com o objetivo de promover a alimentação saudável e combater o sedentarismo, realizando ações pedagógicas que buscam informar os alunos sobre escolhas alimentares nutritivas e saudáveis. 

O prêmio, organizado pelo terceiro ano consecutivo pela Fundação Nestlé Brasil, recebeu 391 inscrições e 229 projetos vindos de 23 estados brasileiros. O resultado foi anunciado no início de maio e dará à escola R$ 35 mil que devem ser investidos na construção de uma pista de atletismo e na reforma da quadra poliesportiva. “Antes de participarmos deste prêmio, avaliamos o regulamento e percebemos que poderíamos adaptar projetos já executados pela escola. Com esse reconhecimento, nosso trabalho se dividirá em duas fases: na primeira serão executadas estas obras que melhorarão nossa estrutura para a prática de exercícios físicos; em seguida, assim que as aulas retornarem, colocaremos em prática várias atividades multidisciplinares”, comenta Sandra.

Entre estas atividades, como piquenique de frutas, oficinas culinárias, personalização de garrafas de água, incentivo ao atletismo e resgate de brincadeiras tradicionais, trazendo os avós para a escola, envolvendo os conhecimentos relacionados a todas as disciplinas. “Na educação física, o desenvolvimento de atividades que fazem o corpo se movimentar; português e matemática atuarão para, dentro deste contexto, ensinarem as crianças a interpretarem a realidade a partir de textos, tabelas e gráficos. Nas aulas de artes poderemos mostrar obras de autores que retratam as brincadeiras sobre as quais os avós dos alunos serão convidados a falar a respeito. Estas obras também estamparão garrafas d´água que serão personalizadas em sala de aula. Também haverá o dia da fruta, em que cada um trará a sua e, a partir disso, haverá o compartilhamento entre os colegas”, explica. “Enfim, envolveremos uma grande quantidade de pessoas nesse processo, que terá quatro pilares como grandes objetivos: escolher opções nutritivas e variadas, brinque ativamente, escolha beber água e curta as refeições juntos”, avalia a professora.

Premiações

A Escola Olivo Beal e seu corpo docente têm se notabilizado por conseguir premiações importantes nas áreas de educação ambiental e alimentação saudável. Em 2018, a instituição foi agraciada com o Prêmio Televisando, organizado pelo Grupo Paranaense de Comunicação. Ano passado, foram dois troféus: o Prêmio BiodiverCidade de Toledo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Sustentabilidade e o Prêmio Conectando Boas Práticas, da rede Conectando Saberes.

A secretária municipal de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, atribui esta quantidade de prêmios ao engajamento da comunidade escolar em torno destas questões. “Fica demonstrada a qualidade de um trabalho que está previsto na projeto político-pedagógica da escola e conta com um engajamento dos professores de todas as turmas, que criaram um vínculo bastante forte com as famílias. Toda esta articulação é o segredo deste sucesso”, analisa.

Edna destaca que a promoção da alimentação saudável na infância se dá em toda a rede municipal de ensino, com especial cuidado à merenda escolar servida aos alunos. “Todo este processo recebe acompanhamento especializado de nutricionistas da Secretaria de Educação, observando alguns casos de estudantes que possuem restrições relacionadas a alergias e rejeições a certas substâncias. Estas profissionais também periodicamente vão às instituições orientar as crianças a como comerem da forma adequada”, salienta. “Hábito alimentar é construído, não é imposto de um dia para o outro. Por tudo isso, o que vemos na Olivo Beal é, de fato, uma conquista de toda a comunidade do Cezar Park e bairros próximos, que tem insistido num trabalho organizado e engajado, tornando-se um diferencial desta escola, que tem levado sua proposta de trabalho para além dos limites da sala de aula”, observa.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.