UBS do Concórdia reabre na próxima segunda-feira

Após a reabertura das unidades básicas de saúde (UBS) da Vila Industrial e dos distritos de Novo Sobradinho, Dois Irmãos e Boa Vista, fechadas em virtude da organização do sistema municipal de saúde para o combate à Covid-19, chegou a vez da UBS Pe. Odilo Rockenbach, do Jardim Concórdia, reabrir as portas. 

A reabertura da unidade de saúde acontece a partir da próxima segunda-feira (17). O atendimento à população será de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Serão realizados procedimentos gerais (curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos), exceto aqueles que envolvam pacientes com sintomas de síndrome gripal (tosse, febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros) – estes devem procurar as unidades dos bairros Cosmos, Panorama e Santa Clara.

A Diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Márcia Cristina Guilhem, destacou a importância dessa retomada de atividades, mesmo sendo ela gradativa. “Poder já nesse momento disponibilizar para a população desse território o serviço mais aproximado é muito gratificante”, frisou.

As unidades do Coopagro e Europa também foram destinadas como referência para atendimentos odontológicos e as gestantes estão sendo encaminhadas para a unidade do Paulista. Permanecem fechadas as UBS do Porto Alegre, Alto Panorama, Pancera, Concórdia e Bressan. 

Urgência e emergência

O Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Milton Nunes, o Mini Hospital da Vila Pioneiro, atende exclusivamente pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo de Covid-19 que necessitem de internação. Esta é uma medida provisória que foi tomada em junho, quando houve um crescimento dos casos da doença em Toledo. A população que necessite de outro tipo de atendimento de urgência deve se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Becker.

Atendimento especializado

Em razão da proximidade do Pronto Atendimento com a Central de Especialidades, os atendimentos administrativos e assistenciais (entrega de guias das unidades básicas de saúde, agendamentos, pagamento de passagem e pensão para Curitiba, agendamentos e atendimentos de assistentes sociais) do órgão estão sendo realizados no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, localizado na Rua Dr. Ciro Fernandes do Lago, 1. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.