Covid19: orientação e acolhimento para pessoas em situação de rua permanecem no CCR

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) exigiu do Governo Municipal maior atenção com a população em situação de rua. Por isso, desde o mês de março, o Município de Toledo, através da Secretaria de Assistência Social e de Proteção a Família oferece acolhimento de pessoas em situação de rua, no Centro Esportivo Aldanir Ângelo Rossoni (CCR), na Avenida Ministro Cirne Lima, número 3405, Jardim Coopagro. Uma equipe integrada de diversas secretarias atuam neste atendimento. 

O espaço oferece lugar para dormir, três refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar e ainda um complemento oferecido com produtos da agricultura familiar), banho, troca de roupa e kit higiene (sabonete, shampoo, aparelho de barbear, esponja, escova e pasta dental, toalhas de banho, entre outros). 

O abrigo possui estrutura para receber até 30 pessoas. Em prevenção à Covid 19, as pessoas, ao serem acolhidas, passam por um período de quarentena por sete dias para, então, caso não apresentem sintomas ou síndrome gripal, sejam  integradas às demais. Conforme a equipe, no momento oito pessoas estão acolhidas no ginásio, porém, com a previsão de frio intenso para o fim de semana, a demanda deve aumentar nos próximos dias. É importante salientar que o serviço não é compulsório; as pessoas em situação de rua precisam aceitar o atendimento. Novas inserções devem ocorrer durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para que o atendimento no ato do acolhimento possa cumprir o protocolo necessário.

COMO FUNCIONA

A equipe do serviço de abordagem social realiza o atendimento às pessoas em situação de rua no Creas II, faz abordagem social nas ruas e espaços públicos e os encaminha para o CCR. Quando tem alguém que chega lá sem este encaminhamento, a equipe verifica as necessidades e, se for o caso, providencia alojamento. Periodicamente estas profissionais vão ao ginásio para atender os abrigados e verificar suas necessidades, realizando diversos encaminhamentos às políticas públicas e acesso a programas sociais.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.