UBS referenciam atendimento a pacientes com sintomas típicos de Covid-19

Todo ano é assim: durante o inverno, o número de casos de problemas respiratórios aumenta, situação que merece atenção ainda maior em 2020, em razão da pandemia de Covid-19. Atenta a esta situação, o governo municipal designou três unidades básicas de saúde (UBS) como referência para o atendimento a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal (tosse, febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros).

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, as UBS dos bairros Santa Clara e Cosmos estão atendendo somente pessoas com este quadro. A unidade do Panorama também realiza este tipo de suporte em todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados), também das 7h às 19h.

Protocolo

Estes espaços foram remodelados para atender a esta demanda e todos os servidores que ali trabalham usam equipamentos de proteção individual (EPIs) que lhes conferem o máximo de proteção e segurança. Assim que o paciente explica os sintomas aos profissionais que se posicionam na porta da unidade, este é convidado para se dirigir a uma tenda que se encontra ao lado e ali preenche um questionário no qual descreve quais são e há quanto tempo estes sinais começaram a aparecer.

Enquanto isso, é realizada a higienização do consultório montado dentro deste ambiente, para o qual o médico se dirige. Após aferir temperatura, pressão arterial e saturação (índice de oxigenação do sangue medida por oxímetro), avaliar nariz e garganta, e auscultar coração e pulmões, o médico constitui, a partir das respostas do questionário assinado pelo paciente e de outras perguntas feitas a ele durante a consulta, o seu diagnóstico. 

Caso suspeite de Covid-19, o médico indica a realização de exames e prescreve medicamentos que atenuam os sintomas. Se descartar a hipótese de infecção pelo novo coronavírus, pede para o paciente monitorar os sinais do problema de saúde que está enfrentando e também receita medicamentos necessários para a solução deste.

TeleCorona

Antes de se dirigir a estes pontos de referência, é fundamental que as pessoas que se encontram nesta situação disquem para o TeleCorona – (45) 3055-8872. No outro lado da linha, uma equipe de médicos avalia se é necessário buscar atendimento – e, caso precise, onde fazê-lo. 

Casos moderados estão sendo encaminhados para os leitos de enfermaria do Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Milton Nunes (adulto), na Grande Pioneiro, ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha (crianças de até 12 anos), na Vila Becker. Conforme definição médica, pacientes com quadros mais graves são internados em leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) nos hospitais que integram a Macrorregional Oeste, rede da qual o Hospital Bom Jesus faz parte. 

Demais UBS

À exceção das UBS do Porto Alegre, Alto Panorama, Pancera e Bressan, fechadas em razão da remodelação do sistema municipal de saúde no enfrentamento ao novo coronavírus, todas as outras unidades de saúde estão realizando procedimentos gerais (curativos, vacinas, consultas e dispensa de medicamentos). Na área urbana, estão abertas as UBS dos bairros Industrial, Concórdia, Coopagro, São Francisco, Europa, Centro e Maracanã e dos distritos de Novo Sobradinho, Dois Irmãos e Boa Vista, São Luiz do Oeste, Vila Nova e Vila Ipiranga.

As unidades do Coopagro e Europa também foram destinadas como referência para atendimentos odontológicos. Gestantes e puérperas estão sendo encaminhadas somente para a UBS do Paulista. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.