TOLEDO INICIA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

Toledo deu início nesta sexta-feira (7) à vacinação de pessoas com síndrome de Down contra a Covid-19 que se encontram na faixa etária dos 18 aos 59 anos. As doses estão sendo aplicadas no Ginásio Hugo Zeni e nos Centro de Revitalização da Terceira Idade Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneira) e Ernesto Dall’óglio (Certi Coopagro) em quem está na lista fornecida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). 

Quem não possuir vínculo com a instituição, precisa apresentar declaração médica, conforme modelo disponível no site da Prefeitura ou fornecido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). Em ambos os casos, também é preciso ter em mãos os documentos pessoais, entre eles o CPF, e o comprovante de endereço.

Giovanna Fernandes, 20 anos, foi uma das pessoas com Down que foram imunizadas. “Ela estava muito ansiosa por este momento, mas agora ela e todos nós estamos muito alegres. Felizmente, aqui em casa ninguém pegou Covid-19, mas a situação dela era a que mais nos preocupava. Agora estamos mais aliviados”, relata a mãe da jovem, Juliana Fernandes.

Outros públicos

Este trabalho terá continuidade no fim de semana, quando será iniciada a imunização de outros públicos. A partir de amanhã (8), das 8h às 12h, pessoas de 18 a 59 anos com insuficiência renal crônica em diálise que constam em lista repassada por clínica de terapia renal substitutiva também poderão ser vacinadas no Hugo Zeni – basta levar documentos pessoais (incluindo CPF) e comprovante de endereço.

Neste mesmo local e horário, mas no domingo (9), gestantes (em qualquer idade gestacional) e puérperas (45 dias pós parto) que apresentem as comorbidades listadas no Plano Nacional de Vacinação com idade superior a 18 anos começarão a ser vacinadas – a imunização deste grupo segue nos três pontos na segunda-feira (10) e terça-feira (11), das 8h às 16h. As informações sobre a comorbidade devem constar na Carteira do Pré-Natal ou Declaração Médica, conforme modelo disponível no site da Prefeitura ou fornecido pelo CRM-PR – também é preciso apresentar documento pessoal, incluindo o CPF, e comprovante de endereço. 

Na segunda-feira (10) terá início a vacinação de pessoas com deficiência permanente com idade entre 55 e 59 anos incluídas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Podem receber  a primeira dose do imunizante, das 8h às 16h, nos três pontos de vacinação, quem consta em listagem fornecida pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), sendo necessária a apresentação de documentos pessoais (entre eles o CPF) e comprovante de endereço. 

Apesar da inserção de novos grupos, Toledo continuará a imunizar os idosos com 60 anos ou mais no Hugo Zeni e nos dois Certis – das 8h às 12h no sábado e no domingo e das 8h às 16h nos demais dias. Idosos de 59 anos, mas que fazem 60 até 30 de junho, também têm direito a receber a primeira dose da vacina, procedimento para a qual é exigida a apresentação de documentos pessoais, entre eles o CPF, e o comprovante de endereço.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.