PESQUISA SOBRE OS GRUPOS DE IDOSOS DE TOLEDO SERÁ APRESENTADO EM EVENTO NACIONAL DE LAZER

Os idosos responderam um questionário sobre as práticas que são realizadas durante os encontros que demonstraram o caráter lúdico das atividades.

O trabalho “ENTRE VELHICES”: os grupos de convivência como possibilidade das práticas de lazer dos pesquisadores do GEPPOL- (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazerda Universidade Estadual de Maringá) Fernando Augusto Starepravo, Márcia Franciele Spies e Layane Castignoly Tasca está entre os aprovados para publicação e apresentação no 4º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e 18º Seminário O Lazer em Debate- Manifestações e Desafios Contemporâneos promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

De acordo com uma das autoras e coordenadora do programa Idoso em Movimento da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo, professora Márcia Franciele Spies a pesquisa foi realizada no ano de 2019 antes da pandemia do novo coronavirus e abrangeu aproximadamente 120 idosos que participam das atividades dos grupos de idosos de Toledo. “Os idosos responderam um questionário sobre as práticas que são realizadas durante os encontros e, de acordo com os depoimentos dos entrevistados, o caráter lúdico das atividades desenvolvidas nesses locais são consideradas pelos idosos como momentos de divertimento, descontração, integração e felicidade, características das práticas de lazer, diante da riqueza do conteúdo respostas surgiu à possibilidade de submetermos o trabalho para o evento”, comenta.

Os pesquisadores responsáveis pelo trabalho participam das atividades do GEPPOL- (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazerda Universidade Estadual de Maringá), coordenado pelo professor doutor Fernando Augusto Starepravo, uma dos maiores pesquisadores sobre politicas públicas sobre esportes e lazer do País. O grupo iniciou as atividades em 2011 e ao longo desses dez anos de atividade tem contribuído em várias frentes na discussão das políticas do esporte e do lazer, bem como análises de áreas próximas, relacionadas à perspectiva sociocultural do esporte, especialmente à Sociologia do Esporte.

Para a secretária de esportes e lazer de Toledo Marli Gonçalves Costa, é um orgulho Toledo estar representado neste evento de referência para o lazer “é uma satisfação para mim enquanto gestora acompanhar uma pesquisa desenvolvida no município de Toledo, realizada por uma servidora da secretaria de esportes e lazer em conjunto com os pesquisadores de um dos grupos referência em pesquisa em politicas públicas no país, o GEPPOL. Tenho amigos do basquete como o Felipe Canã e o Edson Hirata (China) que fazem parte do grupo e sei da dedicação de cada um. Todos nós sabemos que fazer ciência hoje é um desafio por si só, mas eles se mantém firmes no propósito de alavancar e levar o conhecimento”, ressalta a secretária.

O evento acontece de 30 de junho a 03 de julho e seria realizado na cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul, mas devido à pandemia da Covid 19, acontecerá de maneira remota. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.