Toledo reabre oficialmente Cozinha Social e quatro restaurantes populares

O dia 27 de julho de 2021 ficará para a história das políticas públicas de segurança alimentar em Toledo. Após quase dois anos de interrupção no fornecimento de refeições, foram oficialmente reabertos nesta terça-feira a Unidade Central de Produção de Alimentos, a Cozinha Social, e quatro restaurantes populares (RPs) que oferecem comida de qualidade e a preços acessíveis nas unidades dos bairros Europa, São Francisco, Boa Esperança e Coopagro.

Inclusive, a unidade deste bairro recebeu o ato simbólico de retomada, prestigiado por várias autoridades municipais. “Essa reabertura significa o cumprimento do nosso plano de governo, a retomada da política de segurança alimentar, oferecendo refeições de qualidade a preços acessíveis tanto às populações vulneráveis quanto para quem gosta da comida feita pela Cozinha Social. Outro ponto fundamental é a questão de que os pratos terão produtos da agricultura familiar do nosso município, movimentando a economia local. Tudo isso nos enche de alegria, ver famílias que moram no entorno dos restaurantes terem de novo à disposição os restaurantes populares”, pontua o prefeito Beto Lunitti.

Entre as pessoas que celebraram o retorno dos RPs está Stela Maia Rubini, moradora do Coopagro, que foi acompanhada pelo esposo Alcélio e pela irmã Maria Salete. “A refeição continua deliciosa. Por cinco anos sempre vim aqui todos os dias e este tempo em que ficou fechado fez muita falta para nós. Só tenho um pedido a fazer: por favor, nunca mais fechem o Restaurante Popular”, solicita. 

No primeiro dia de atividade, cerca de 1.200 almoços (com arroz, feijoada, farofa, saladas e suco de uva) foram servidos ao valor único de R$ 4,00 por pessoa, aquisição que só pode ser paga em dinheiro e feita na hora e no local em que a refeição, preparada sob supervisão de nutricionistas, estiver sendo servida – de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. “Colocar a Cozinha Social e os restaurantes para funcionar é mérito de uma equipe de 40 servidores que abraçou a ideia de colocar estas estruturas à disposição novamente da população. Tivemos muitas dificuldades, mas hoje o nosso sentimento é o de dever cumprido e de gratidão a quem nos confiou esta missão“, agradece o diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei.

Os quatro restaurantes populares estão seguindo todos os protocolos sanitários de combate à disseminação do novo coronavírus. Existe ainda o planejamento da administração municipal de reabrir as unidades do Paulista, do Panorama II e do Gisela. “Estávamos ansiosos para que se retomasse o atendimento dos Restaurantes Populares, pois sabemos como eles são importantes para as pessoas e para a economia de Toledo como um todo. Neste aqui do Coopagro, por exemplo, temos a sede do Ciscopar [Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná] nos arredores, fazendo com que estas refeições possam ser servidas a pacientes da região que buscam tratamento em nossa cidade. É uma ação em que o município só tem a ganhar, pois investir nestas estruturas significa investir em emprego e renda, é criar riquezas e saúde de qualidade através da alimentação”, analisa o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.