Atividades culturais e recreativas marcam o Dia da Criança em Toledo

O Dia da Criança foi de muita diversão para cerca de 300 “baixinhos” que moram no entorno do Centro de Artes e Esportes Unificado de Toledo (CEU das Artes), localizado no Santa Clara IV. O espaço recebeu recebeu na tarde desta terça-feira (12) várias atividades culturais, recreativas e circenses, com contações de histórias infantis, brincadeiras, roda de capoeira (Grupo Senzala) e o espetáculo “Um show de bobagens”, do palhaço Tico Bonito.

Este evento integra a programação alusiva à data, organizada pela Secretaria da Cultura com o apoio de várias secretarias e órgãos da administração municipal. “Desde a última quinta-feira (7) estamos realizando ações que chegaram ao público infantil nos espaços das bibliotecas com contação de histórias, e também em espaços como o Teatro Municipal, Centro Cultural Ondy Niederauer e o Ceu das Artes. Nossa intenção foi chegar aos mais diversos espaços com programação cultural, lúdica e educativa”, destaca a secretária da Cultura, Rosselane Giordani.

Um dos momentos mais belos deste cronograma ocorreu no início da noite de domingo (10) com o show do Projeto Cirandar em que cantigas de roda e outros clássicos do cancioneiro popular infantil foram apresentados no Teatro Municipal. “Do Teatro ao Ceu das Artes, nossas crianças puderam respirar cultura nessa semana especial”, destaca a secretária. 

Seguindo a programação da Semana da Criança, nesta quinta-feira (14), às 14h30, ocorre o espetáculo “O Mago das Megabolhas”, que teve a data transferida em virtude do mau tempo do último domingo, o que acabou cancelando as demais atividades que seriam promovidas no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Cerca de 300 estudantes da rede municipal de ensino estão sendo esperados para a apresentação, que será realizada no auditório do Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer.

Segundo a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, estas atividades que integraram a Semana da Criança atenderam mais de 1.000 pessoas na faixa etária dos 3 aos 12 anos. “Em termos de público, nossa avaliação é extremamente positiva, pois o envolvimento das famílias e da comunidade em geral com estas atividades foi significativo, propiciando momentos únicos. Isso nos dá a sensação de missão cumprida, pois conseguimos promover cultura de qualidade de forma democrática e descentralizada”, analisa. “Outros pontos positivos são o apoio que recebemos de várias secretarias e o ‘recado’ que a programação de 2021 deixa para o próximos anos: crianças e adolescentes consomem, sim, arte e precisamos trabalhar cada vez mais com ações de formação de plateia, ofertando mais espetáculos para eles”, acrescenta.

Neste sentido, Rosselane reforça que a Secretaria da Cultura tem trabalhado para ampliar as atividades destinadas à formação artística ao público infanto-juvenil. “No início deste ano fizemos uma avaliação dos cursos ofertados pela pasta, sobretudo na Casa da Cultura. Temos ali hoje mais de 500 alunos matriculados em várias atividades e incluímos grupos atendidos pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família e também estudantes autistas e com síndrome de Down”, relata. “Isso é o que conseguimos realizar diante das medidas sanitárias de combate à Covid-19 que limitam o número de vagas disponíveis e do número reduzido de espaços e professores disponíveis. Contudo, para 2022 temos que ampliar este atendimento, pois temos uma demanda reprimida gigantesca. Tanto que planejamos criar um polo de realização de cursos no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer”, comenta.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.