2.9 C
Toledo
quarta-feira, 24 de junho de 2026

Município e Copel debatem sobre fornecimento de energia elétrica no interior

Os constantes problemas no fornecimento de eletricidade no interior de Toledo, sobretudo em Vila Nova, Dois Irmãos e Novo Sarandi, foram debatidos na manhã desta segunda-feira (27) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Capitaneados pelo gerente local, Alexandre Zulim, técnicos da Companhia Paranaense de Energia (Copel), estiveram no paço Municipal Alcides Donin e explicaram por que a população desses distritos têm sofrido com oscilações e quedas no serviço, e falaram sobre as providências que a empresa adotará no curto e médio prazo.

O convite para o encontro partiu do prefeito Beto Lunitti, que estava acompanhado dos secretários Neuroci Antonio Frizzo (Planejamento), Maicon Bruno Stuani (Infraestrutura Rural) e Jadyr Claudio Donin (Fazenda), bem como do advogado responsável pela Assessoria Jurídica, Alexandre Gregório da Silva. “O fornecimento da energia elétrica não é de responsabilidade do município, mas nos colocamos à disposição para fazer o que for possível para resolver este problema, que tem incomodado e causado prejuízo em várias propriedades do município”, comenta Lunitti. “Minha família mora no interior e vou direto para lá. Nos últimos tempos tenho ouvido queixas a respeito de problemas no fornecimento da energia, que comprometem principalmente os pequenos produtores, aqueles que não têm condições, por exemplo, de adquirir um ou mais geradores”, relata Stuani.

- PUBLICIDADE -

Os representantes da Copel explicaram que a sequência de temporais nos últimos 90 dias trouxe desequilíbrio ao sistema elétrico, sobretudo em Vila Nova, fortemente atingida por todos estes episódios climáticos. Outro ponto que tem prejudicado aquela região é o fato de a subestação instalada no distrito estar dedicando parte de sua tensão para Nova Santa Rosa, município próximo cuja subestação não está conseguindo fazer frente à demanda pelo serviço.

Esta subestação receberá a partir de semana que vem o reforço de mais um transformador, o que contribuirá significativamente para a solução do problema. “Está vindo de Curitiba um equipamento que será instalado em Tupãssi. Assim que isso acontecer, o que está em Tupãssi vem para Nova Santa Rosa e, com isso, acredito que em 15 dias essa questão estará resolvida, pois a unidade de Vila Nova não ficará mais sobrecarregada”, informa Zulim. “Sabemos que Toledo tem o maior VBP [Valor Bruto da Produção Agropecuária] do Paraná e isso não se faz sem o suprimento de um alto volume de energia elétrica. A Copel está atenta a esta questão e tem um setor de inteligência que procura se antever aos problemas. Contudo, o calor e principalmente esses temporais tornaram as coisas imprevisíveis, mas estamos atuando em duas frentes: a de curto prazo, resolvendo problemas pontuais com um mutirão de manutenções e reparos nas redes da região; e a de longo prazo, preparando nossa rede para incremento da demanda”, pontua Zulim.

PUBLICIDADE