Toledo integra 60 profissionais ao quadro de servidores públicos municipais

A manhã desta quinta-feira (3) foi bastante especial para os 60 profissionais que passam a integrar o quadro de servidores públicos municipais de Toledo. Em ato realizado no Auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Alcides Donin, 33 deles, aprovados em concurso público, assinaram o termo de posse e 27 deles, admitidos em processo seletivo simplificado (PSS), firmaram contrato temporário com a administração municipal.

Dos 60 novos servidores, 51 ficarão à disposição da secretaria da Educação, distribuídos em quatro funções: fonoaudiólogo, cozinheiro e professor T20 e professor T40 (educação infantil). Os demais – assistente administrativo, analista de administração e planejamento, auxiliar de serviços gerais e odontólogos – ficarão à disposição das secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano.

Antes da assinatura dos documentos, explicações técnico-administrativas sobre a rotina no serviço público municipal foram realizadas. Em relação aos profissionais da Educação, houve também a escolha da escola ou centro municipal de educação infantil (Cmei) onde irão atuar, com prioridade aos mais bem posicionados na classificação final.

O ato contou ainda com a presença do prefeito Beto Lunitti; do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; do presidente da Câmara, Leoclides Bisognin; e das secretárias da Educação e de Recursos Humanos – Elisângela Batista e Marta Fath, respectivamente. Todos eles falaram sobre a responsabilidade que o servidor público tem perante a população e destacaram a importância de a administração municipal poder voltar a contratar mais profissionais, o que estava proibido pela Lei Complementar nº 173/2020, que deixou de valer em 1º de janeiro deste ano.

Emocionada, Marta expressou sua alegria em ver o auditório cheio de novos servidores públicos municipais. “Após quase dois anos, estamos podendo ampliar nossos quadros. Nesse tempo, foi um desafio gigantesco atender a uma demanda que não parou de crescer durante a pandemia com praticamente o mesmo número de profissionais. Em alguns casos, como o dos odontólogos, a espera foi ainda maior: quase 7 anos. Espero que em breve se torne ainda mais frequente esta cena: ver garra e determinação no rosto de pessoas que assumem suas funções no serviço público com disposição de atender bem a população de Toledo”, salienta.

Em sua mensagem de boas-vindas, especialmente dirigida aos 46 professores que tomaram posse ou foram contratados via PSS, Elisângela voltou no tempo e recordou-se do dia em que tomou posse no cargo de professora da rede municipal de ensino. “Na época eu tinha muitos sonhos e estou conseguindo realizá-los ao longo desta caminhada. Neste tempo me dei conta do tamanho da missão que vocês estão recebendo hoje. Aprendi, por exemplo, que, para ser um bom educador, não basta só gostar de criança, é preciso gostar de transformar vidas com a força do conhecimento e, a partir delas, transformar a sociedade”, pontua.

A nostalgia também esteve presente na fala do presidente do Legislativo, que ingressou no serviço público municipal em 1983 no cargo de engenheiro agrônomo e ali permaneceu até ingressar na política, sendo eleito vereador sete vezes. “As pessoas que procuram o poder público geralmente não estão num bom momento de suas vidas. Para desarmar qualquer hostilidade, deve-se fazer a pergunta: ‘no que eu posso ajudar?’. Apesar das adversidades, sempre é tempo de atender bem o cidadão, pois, afinal de contas, ele destina parte do que ganha para os impostos que pagam os salários dos agentes públicos”, destaca.

Ademar destacou que, ao contrário do que muitos pensam, o serviço público é para quem realmente quer trabalhar duro. “Existe essa fama injusta de que servidor tem ‘vida fácil’, mas, quem ainda não sabe, vai descobrir que a realidade não é bem esta. O prefeito e eu reconhecemos a importância e valorizamos estes profissionais, que passam, na maioria das vezes, mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa. Por isso, dispense sempre um atendimento com a mesma qualidade que você ou algum familiar gostaria de receber”, aconselha.

A empatia com o cidadão que busca atendimento em órgãos sob controle do município também foi abordada na mensagem do prefeito aos novos servidores. “A tarefa que vocês assumem hoje é uma das mais nobres, mas é bom saber que as pessoas que lhes procurarem sempre terão a percepção de que o problema delas, por menor que seja, é sempre o pior do mundo. Coloque-se no lugar delas, empregue todo seu empenho e conhecimento à disposição deste cidadão e trate sempre de encaminhar aquela demanda da melhor maneira possível. Se o servidor não for capaz de fazer isso, de sentir a do outro, está no lugar errado. Durante o expediente, é preciso despir-se da própria vida e vestir-se com as questões de outras vidas e isso inclui não levar para o trabalho os problemas de casa”, salienta.

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