Representantes do MMA e da Sedest conhecem projetos de bioenergia em Toledo

As comitivas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) , chefiada pelo ministro da pasta Joaquim Leite, e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), juntamente com o secretário da pasta, Márcio Nunes, estiveram em Toledo e demais municípios na região oeste, nos dias 9 e 10 de março, para conhecer projetos de aproveitamento de resíduos e produção de energia de forma sustentável.  A intenção do Governo Federal é conhecer experiências para subsidiar programas de redução de metano. A iniciativa incentiva a transformação de resíduos orgânicos, produzidos em âmbito urbano ou rural, promovendo a sustentabilidade. 

Em Toledo, o ministro visitou o Centro de Bioenergia, programa desenvolvido em parceria com a Itaipu. “É muito importante ver o empreendimento acontecendo e transformando aquilo que era um resíduo, um problema, em biogás, biometano, bioenergia. Aqui teremos uma usina, baseada em resíduos sólidos, e aquilo que era um problema está se tornando uma solução energética para a região. Parabéns a toda a equipe envolvida com este projeto”, afirmou Leite.

O ministro também conheceu um projeto para ampliar o aproveitamento de resíduos nas propriedades rurais. O secretário especial de Governo, Mário Bracht, sintetizou os programas em que o governo municipal tem trabalhado. Um deles, extra oficialmente batizado de Smart Farm (em inglês, “fazenda inteligente”), visa potencializar uma propriedade rural na qual as instituições poderiam desenvolver pesquisas nas áreas agroalimentar e industrial focadas na sustentabilidade.

Outra proposta é utilizar o potencial de biodigestores que processam os dejetos da suinocultura para a geração de energia para também produzir microalgas que podem ser usadas como ração na produção pecuária e gás carbônico, que em determinadas condições de temperatura e pressão, pode resultar em carbonatos e bicarbonatos de sódio, os quais, em grandes concentrações, favorecem o crescimento da spirulina, microalga existente há 3,5 bilhões e que, em razão dos altos teores de proteínas (em torno de 60%) e vitaminas importantes, tem sido usada como fonte de alimentação pela humanidade em vários lugares e épocas da História.

A vinda das autoridades para Toledo, conforme o prefeito Beto Lunitti, é muito salutar, em especial num momento onde a produção com sustentabilidade está em evidência no Brasil e no mundo. “É uma característica nossa a tecnologia aplicada na produção e agora queremos utilizar o resíduo, que ainda é um problema para o agronegócio, em energia limpa e renovável. Temos essa questão dos dejetos de suínos, que já é transformado em energia em algumas propriedades, mas precisa ser potencializado”, comentou.

Beto ainda analisou positivamente a proposta encampada pelo ministro de, além de energia, aproveitar os biodigestores e o gás produzido para abastecimento de veículos, transformando o metano em combustível automotivo. “Essa potencialidade que temos aqui, à disposição, e essa proposta aos interesses de solucionar um passivo ambiental que temos”. Sobre a apresentação dos projetos tecnológicos da Smart Farm e produção de gás carbônico, Beto afirmou que é necessário que os gestores pensem em formas de ampliar a renda e a economia das propriedades. “Por isso apresentamos estas duas situações ao ministro. A tecnologia precisa estar cada vez mais presente no campo e gerar mais receitas para o agronegócio”, concluiu.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.