Capital do Agronegócio já vive o clima do INOVAMEAT Toledo

O “INOVAMEAT- Inovação na Produção de Proteína Animal” começa só na quinta-feira (31), mas a Capital do Agronegócio já vive o clima da feira, o que se nota no ritmo acelerado com que a organização e os expositores estão preparando a estrutura que está sendo montada no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Até sábado (2/4), o público, vindo de várias regiões do Brasil e de países da América Latina, poderá acompanhar várias atrações: 40 palestras, quatro painéis e oito minicursos ministrados por renomados especialistas dos setores de suinocultura, avicultura, pecuária leiteira e piscicultura, bem como a realização de atividades paralelas, como a Rota do Queijo, Feira Meat Taste, rodada de negócios e Palco Inovação com Mapa Conecta e INOVAMEAT Carreira.

A programação completa da primeira edição pode ser acessada no site oficial da feira (www.inovameat.com.br), cuja realização está a cargo da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e do Sindicato Rural de Toledo – a correalização é da FB Group-Eventos. O INOVAMEAT conta com o patrocínio máster do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e o apoio de diversos parceiros, como a Prefeitura de Toledo, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Suínos e Aves), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Programa Oeste em Desenvolvimento, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/PR) e seis instituições de ensino superior (UTFPR, UFPR, PUCPR, Unioeste, Centro Universitário FAG e Univel).

Por meio da Lei “R” nº 121/2021, o governo municipal destinou R$ 500 mil para o custeio das despesas das despesas do evento. Além disso, a equipe da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDeseco), está oferecendo todo o suporte aos organizadores do INOVAMEAT, uma entre tantas atrações das festividades alusivas ao 70º aniversário de emancipação político-administrativa de Toledo.

O secretário responsável pela AgroDeseco, Diego Bonaldo, destaca que o INOVAMEAT Toledo surge com a expectativa de se tornar em pouco uma referência para todo o país na difusão de conhecimentos sobre produção de proteína animal, da concepção genética dos animais à mesa do consumidor. “Acredito que estamos num nicho pouco explorado e com grande potencial de crescimento, o que pode colocar nosso município em posição de destaque no cenário nacional”, analisa. “Vai ser o ponto de virada no que tange o desenvolvimento das cadeias de produção de proteína da região. Vamos deixar Toledo mais visível aos olhos do Brasil e do mundo”, destaca o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da pasta, Renato Tratch.

Em linhas gerais, o INOVAMEAT Toledo tem o objetivo de ser um importante palco para capacitar, informar, desenvolver negócios e promover conexões entre o ecossistema de produção e processamento da proteína animal da América Latina.  Produtores rurais, indústria de processamento, mercado consumidor, distribuidores, criadores, universidades, instituições de pesquisa, lideranças e imprensa fazem parte do público-alvo do evento cujo conteúdo será dividido em três eixos: antes da porteira (recursos naturais, empreendedorismo rural, entre outros assuntos), dentro da porteira (nutrição, infraestrutura, manejo etc) e depois da porteira (abate, processamento, transporte etc).

Início dos trabalhos – A relevância do INOVAMEAT se perceberá logo nos primeiros minutos de evento. Durante a solenidade de abertura, marcada para as 18 horas desta quinta-feira (31), haverá a assinatura do termo de cooperação técnica entre Embrapa/Suínos e Aves e Prefeitura de Toledo, documento que será assinado pelo prefeito Beto Lunitti e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa pública, Rodrigo da Silveira Nicoloso. A primeira noite reserva ainda uma palestra com o especialista em marketing Dado Scheneider, que abordará, de forma descontraída, as mudanças ocorridas no ambiente profissional pelas novas gerações.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.