Saúde anuncia horário ampliado para atendimento em duas UBS’s

Diante do aumento de atendimentos emergenciais por conta da epidemia de dengue e o período com maior incidência infecções das vias respiratórias e pulmões por conta do vírus sincicial respiratório (VSR), a Secretaria de Saúde optou por estender o horário de funcionamento das unidades básicas de saúde do Jardim Europa e do Jardim Coopagro a partir desta quarta-feira (04). Os dois pontos funcionarão das 19h às 22h e atenderão os pacientes por livre demanda. 

Serão dois consultórios por local e o intuito é diminuir a procura pela Unidade de Pronto Atendimento José Ivo Alves da Rocha (UPA/Vila Becker) e pelo Pronto Atendimento Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Conforme a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, a medida já vinha sendo estudada pelo Departamento de Atenção Primária, porém era preciso definir quais locais apresentavam maiores demandas.

Após o levantamento que aponta essas duas regiões (Jardins Europa, América e Santa Clara IV e Cosmos, Fachinni e Coopagro) com mais atendimentos nas unidades de urgência e emergência, estruturou-se as equipes para atendimento. Elas serão formadas por assistente administrativo/recepcionista, técnico de enfermagem, enfermeiro e dois médicos. “É uma ação emergencial com o intuito de suprir este período. Historicamente existe uma maior busca por consultas de emergência por conta dos VSR’s nesta época e somou-se a este fator a epidemia de dengue”, comenta Gabriela.

Os atendimentos serão de clínica geral e pediatria, sendo realizados em sua maioria pelos médicos da Estratégia da Saúde da Família (ESF). O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (03) em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Toledo com a participação do prefeito Beto Lunitti. “Estamos sempre buscando soluções para as demandas da nossa população. É importante destacar que o Governo, apesar da urgência de algumas situações depende de fatores externos, como a possibilidade de poder pagar horas extras aos médicos”, salientou.

O serviço será temporário e deve permanecer enquanto houver a situação de emergência de dengue.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.