SMMA REALIZA GINCANA ECOLÓGICA COM COLÉGIOS ESTADUAIS E PARTICULARES DE TOLEDO

Nesta segunda-feira (09) teve início o período de inscrições para as equipes que pretendem participar da Gincana Ecológica Toledo 2022. Várias provas ecológicas, culturais e recreativas foram preparadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toledo (SMMA) para envolver estudantes da rede estadual e privada do município. As atividades de Educação Ambiental fazem parte da programação do Junho Verde e envolverão jovens com 14 anos ou mais. 

O prêmio para a equipe vencedora é um passeio temático para Foz do Iguaçu e inclui visita nas Cataratas e na Usina de Itaipu. As equipes poderão ser compostas de 10 a 15 integrantes, sendo que pelo menos um integrante deve ser o responsável que irá liderar a equipe (podem ser professores, coordenadores, diretores, agentes educacionais ou pais de alunos). 

Para realizar a inscrição basta acessar o site da prefeitura (www.toledo.pr.gov.br) e clicar no banner rotativo da Gincana Ecológica Toledo 2022. Na descrição do formulário está disponível um link para baixar o regulamento com as informações mais detalhadas sobre as provas e as formas de participação. 

Segundo um dos organizadores da Gincana, Dielson Kleber Pickler, o objetivo principal é trabalhar a Educação Ambiental com a comunidade de forma a promover ações que estimulem a reflexão sobre a coleta seletiva e o cuidado com os animais. Fomentar o senso de coletividade e de ajuda mútua que sejam sensíveis à preservação ambiental e despertem hábitos de consumo mais responsáveis, além de compreender o papel dos agentes ecológicos envolvidos no processo de separação de resíduos da Associação dos Catadores de Recicláveis de Toledo (ACATOL), contribuindo para a valorização e melhora das suas condições de trabalho e de vida por meio da geração de valor a ser obtida com a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos gerados no município de Toledo. 

O secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, salientou sobre a importância de fomentar essa interação com os jovens. “É necessário trabalhar a Educação Ambiental com toda a comunidade, mas com os jovens temos a oportunidade de realizar essa imersão de saberes de tal forma que as informações possam ser assimiladas, transmitidas e compartilhadas com uma agilidade gingantesca devido seu envolvimento nas redes sociais”, comentou Júnior. 

Ele acrescentou ainda a importância dos parceiros para que a realização da Gincana fosse possível: Secretaria Municipal de Educação; Itaipu Binacional, por meio do convênio da Linha Ecológica e do Conselho dos Municípios Lindeiros; Secretaria Estadual de Educação, por meio do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Centro Universitário FAG e 7CNC. A Comissão Organizadora alerta que existe um número de vagas limitadas para a inscrição das equipes. As inscrições seguem até o dia 20 de maio ou até atingir o número máximo de equipes.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.