Toledo convida grupos prioritários para receber vacina contra a Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza termina nesta sexta-feira (3/6) e Toledo está convocando pessoas que fazem parte de grupos prioritários a receberem a dose do imunizante disponível em todas as unidades de saúde de atenção primária (UBS e USF) da cidade e do interior, durante os seus respectivos horários de atendimento. Até às 11h desta segunda-feira (30), apenas 13.879 das 35.907 moradores do município (38,7% do total) que fazem parte da população alvo foram protegidas contra as variantes mais graves e comuns no Brasil – A (H1N1 e H3N2), B e sazonais.

A adesão mais baixa está entre as mães de recém-nascidos com até 45 dias de vida (11,1%), seguidas por gestantes (16,3%), professores da rede pública e privada (18,8%), crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias (20,7%), trabalhadores da saúde (44,2%) e idosos com 60 anos de idade ou mais (48,8%). Pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente, membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários e do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade em geral também estão incluídas nos grupos prioritários.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, está preocupada com a baixa adesão e destaca a importância e a eficácia do imunizante aplicado contra a Influenza. “Essa campanha é realizada há 24 anos e ao longo deste tempo tem contribuído para prevenir as complicações decorrentes das doenças respiratórias, bastante comuns nesta época do ano, diminuindo o número de internamentos e óbitos. Diante desta prova inquestionável de proteção, ficamos preocupados ao percebermos que a adesão dos idosos, sempre muito participativos, está bem abaixo do que em edições anteriores”, analisa. “Tememos que entre eles e demais grupos que estão mais expostos à influenza ocorra um crescimento de casos graves de doenças respiratórias. Quem ainda não tomou sua dose, pedimos para que procure a unidade de saúde mais próxima de casa até sexta, com carteirinha nas mãos. Nunca é demais lembrar: só a vacina protege”, salienta.

Para pessoas com mais de 18 anos e que estão no momento de tomar uma das doses do esquema vacinal contra a Covid-19, o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização, permite a aplicação simultânea dos imunizantes contra a Influenza e a doença causada pelo novo coronavírus. “O paciente que procurar a unidade de saúde não pode apresentar sintomas gripais ou ter contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente”, explica Cleunice. “Nos demais casos, nossa equipe está orientada a aproveitar a visita do cidadão à unidade de saúde e aplicar todas as doses que se encontram atrasadas”, complementa.

Adolescentes – A partir desta segunda-feira (30) as unidades de saúde de Toledo começam a aplicar dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que tenham recebido a segunda dose há mais de 4 meses. A autorização foi dada por meio da Nota Técnica nº 35/2022, emitida na última sexta-feira (27) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.