Junho Violeta: SMDH e Smel desenvolvem atividades voltadas à terceira idade

Instituído pela Lei Estadual nº 20.252/2020 em todo o Paraná, o “Mês de Conscientização e Prevenção Contra a Violência à Pessoa Idosa” será lembrado em Toledo com atividades voltadas à terceira idade entre quarta-feira e sábado (15 a 18). As ações do “Junho Violeta” serão organizadas pelas secretarias de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) e de Esportes e Lazer (Smel).

O ponto central das atividades será o 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Nesta data a Smel estará, das 8h30 às 11h30, no Clube Toledão coordenando atividades físicas e recreativas com integrantes dos grupos de terceira idade que integram o programa Idoso em Movimento.

Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), a SMDH, por sua vez, fará, das 7h às 10h, distribuição de laços da cor violeta e materiais impressos orientativos em vários pontos da cidade (Paço Municipal, Câmara Municipal, Terminal Urbano, Terminal Rodoviário, entre outros). CMDI e SMDH, juntamente com o Departamento de Comunicação (Decom) e a Unidade Central de Produção de Alimentos (UCPA), também promoverão momentos especiais – com roda de conversa, apresentações artísticas, distribuição de folders e café preparado pela Cozinha Social – em três instituições de longa permanência de idosos (ILPIs) e no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) do Coopagro.

Na quarta (15), a ação será na Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA/Lar dos Idosos) e no Lar de Idosos Irmãos Dentzer (14h às 16h). Na sexta-feira (17), será a vez de oferecer estas atividades aos moradores do Recanto Feliz (parceria com a Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo), nas dependências do Certi/Coopagro (8h30 às 11h), e na Hospedagam Assistida Villa do Sol (14h30 às 16h30).

A programação será encerrada no sábado, às 8h30, com evento no Teatro Municipal de Toledo que contará com a palestra “Abordagem dos tipos de violência contra a pessoa idosa” com o promotor da 3ª Promotoria da comarca local do Ministério Público, José Carlos Mendes Filho; orientações da Guarda Municipal sobre os cuidados que a “turma da melhor idade” precisa ter no trânsito; apresentação artística; e entrega de sanduíche e de folder informativo. Além de SMDH, CMDI, Decom e UPCA, estão na realização e/ou apoio desta atividade: secretarias municipais da Cultura, de Segurança e Mobilidade Urbana, de Saúde, de Assistência Social e da Educação, Conselho da Comunidade da Comarca de Toledo, Certis, Sicredi, Núcleo de Prevenção de Violência (NPV), Instituto de Gastroenterologia de Toledo (Igast), Plusares Clínica de Cardiologia, Ever Formaturas e Viação Sorriso de Toledo. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.