Ação na Praça Willy Barth marca o Junho Sem Drogas em Toledo

A Praça Willy Barth foi palco nesta quarta-feira (15) das atividades do “Junho Sem Drogas”, campanha coordenada pelo Departamento de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que teve como ponto de partida a produção (em parceria com o Departamento de Comunicação) e distribuição em estabelecimentos da rede estadual de ensino localizados em Toledo de vídeo sobre o uso de cigarros eletrônicos. Durante todo o dia, o espaço recebeu ações de cunho informativo e cultural na Praça Willy Barth.

Entre elas, a distribuição de materiais impressos intitulados “Saúde Mental, Álcool e Drogas” nos quais são apresentados os serviços oferecidos pelo município para as pessoas que necessitam de tratamento, divulgação do trabalho executado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) que realiza abordagens com a população em situação de rua, exposição de materiais produzidos pelas pessoas atendidas nos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps-i, Caps-AD e Caps-AD III Sim Paraná) e pela comunidade terapêutica Fazenda Esperança.

A apresentação de uma roda de capoeira ministrada pelo professor Pepe marcou o encerramento do evento, que contou ainda com serviços gratuitos à população. Enquanto as enfermeiras do Departamento de Saúde Mental, Alana Silva de Ramos e Renilda Simão de Oliveira Swistalski, fizeram atendimentos em auriculoterapia  e aromaterapia, os alunos do curso de técnico de enfermagem do Colégio Estadual Dario Vellozo fizeram aferição da pressão arterial e o teste de glicemia em dezenas de pessoas que passaram pela Praça Willy Barth.

Segundo a diretora de Saúde Mental da SMS, Tatiani Finkler Guzzo, a avaliação do evento é extremamente positiva. “Após dois anos sem usufruirmos desse contato direto com a população, percebemos que neste retorno as pessoas estão sendo receptivas à nossa abordagem, aproveitando para tirar dúvidas sobre os serviços ofertados e compartilhar suas histórias de vida, pois se identificam com o assunto por presenciarem situações de uso e abuso de álcool e outras drogas em seu meio social”, relata.

A programação do Junho Sem Drogas prossegue na próxima terça-feira (21), das 10h30 às 12h, no auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), com uma palestra sobre o assunto voltada a estudantes do Ensino Médio da instituição. “Esta campanha tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população em torno deste assunto, fazendo com que as pessoas que vivem a situação do uso excessivo de álcool ou substâncias psicoativas busquem ajuda”, explica a diretora. “Quem convive com pessoas dependentes destas substâncias que passam  redução de danos, acolhendo essas pessoas queridas e procurando os serviços do nosso departamento, onde é realizado um atendimento humanizado, tão necessário nesse momento de vulnerabilidade pelo qual essas pessoas e seus amigos e familiares estão enfrentando”, salienta.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.