Revisão do Plano Diretor de Cascavel terá sugestões do CAU/PR

Além da presença dos conselheiros, região oeste terá diversas ações do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná como palestras e atendimento aos arquitetos e urbanistas

Representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) se reúnem em Cascavel em um momento especial para a cidade e que tem tudo a ver com a atuação dos arquitetos e urbanistas: a revisão do Plano Diretor do município da região oeste do estado.
Com o intuito de garantir o direito à cidade e melhorar a qualidade de vida da população, o Plano Diretor aborda aspectos socioeconômicos, socioespaciais, de infraestrutura urbana, de gestão pública, ambientais e orienta o desenvolvimento do município, estabelecendo diretrizes para o crescimento sustentável.

O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto, ressalta que os arquitetos e urbanistas devem ser os responsáveis pela coordenação dos Planos Diretores, como determinam os Artigos 2º e 3º da Lei Federal 12.378/2010 – que regulamenta o exercício da profissão no país. “Um dos instrumentos de política urbana mais importantes da cidade, o Plano Diretor tem diversas vertentes como habitação, meio ambiente, mobilidade, questões econômicas, entre várias outras. O arquiteto e urbanista é o profissional capacitado para a coordenação do Plano Diretor porque possui uma formação ampla e consegue fazer as intervenções necessárias, acompanhado de profissionais capacitados de diferentes áreas do conhecimento”, esclarece. Zanelatto ainda lembra que o CAU/PR teve participação e auxiliou na revisão de Planos Diretores de outras importantes cidades paranaenses como Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Pato Branco. “Queremos ajudar a qualificar o debate desse processo. Por isso, a gente vem trazer experiências e profissionais capacitados para realizar um diálogo com a comunidade”.

Nesta terça-feira (30), os conselheiros do órgão de fiscalização federal estarão em Cascavel para debater os principais pontos da Arquitetura e Urbanismo do estado. A Reunião Plenária está marcada para às 9h, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC – Rua Pernambuco, 1800 – Centro).

Com 18 anos de experiência na elaboração de diferentes Planos Diretores de cidades brasileiras, o arquiteto e urbanista Walter Gustavo Linzmeyer, conselheiro do CAU/PR, já confirmou participação no evento. Ele explica que o Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001) determina que os Planos Diretores devem ser revistos a cada dez anos. “Com a participação dos moradores, o plano serve para direcionar um horizonte traçado pela comunidade. É uma ferramenta de planejamento e de gestão para melhorar diversos aspectos dos municípios a cada dez anos, já que as cidades têm crescimentos dinâmicos”.

O encarregado do Setor de Planos e Programa do Instituto de Planejamento de Cascavel, Marcos Augusto Borges, ressalta que, apesar da lei, a revisão do Plano Diretor da cidade é realizada a cada cinco anos. “Nossa meta é mais ousada. Estabelecemos reuniões em diferentes regiões do município. Quanto mais a população participar, melhor será o resultado”, afirma Borges. Ele ainda destaca que há a possibilidade de os moradores contribuírem com a revisão do plano diretor, mesmo sem comparecer aos encontros. Basta enviar as sugestões para o e-mail institutoplanejamentocascavel@gmail.com. É necessário informar o nome completo e o CPF.

Fiscalização, palestras e atenção aos arquitetos e urbanistas paranaenses

A Arquitetura e o Urbanismo tomam conta do oeste do estado entre segunda e quarta-feira, dias 29 e 31. Diversas atividades serão realizadas pelo CAU/PR, como fiscalização profissional e de obras, palestras e atendimento aos profissionais da região.

Segundo o presidente da autarquia federal, Milton Zanelatto, a atual gestão tem como uma de suas principais metas o processo de interiorização das atividades e da presença do CAU/PR em cidades que ficam fora da Região Metropolitana de Curitiba. “Os profissionais que atuam nos locais descentralizados solicitam atenção especial do Conselho. Nossa intenção é cobrir a maior quantidade de municípios do interior com ações de fiscalização, encontro com entidades de classe, visitas às instituições de ensino e assinaturas de acordos de cooperação com gestores municipais”.

Palestra Memórias do Planejamento Urbano de Cascavel

As “Memórias do Planejamento Urbano de Cascavel” serão revividas pelo arquiteto e urbanista Omar Akel em uma palestra que será realizada na segunda-feira (29), às 19h, no Teatro Municipal Sefrim Filho (Rua Rio de Janiero, 905). A entrada é livre, de graça e qualquer interessado pode participar.

Akel foi o responsável pelo primeiro Plano Diretor da cidade, elaborado no começo da década de 1990. “Nosso trabalho foi feito em uma época diferente, com uma internet ainda incipiente. O mapeamento do município foi realizado cartograficamente e cada prancha foi desenhada praticamente à mão. Tivemos muita transpiração, não foi só inspiração. Era necessário ir até o local e sentir a pulsação da cidade”, recorda.

Após cerca de 30 anos, o arquiteto e urbanista pretende realizar um comparativo do que foi planejado e do que realmente ocorre atualmente na cidade. “Pretendo andar por Cascavel durante o dia, passar na prefeitura para conversar e apreciar os resultados. Quero que a minha palestra tenha um viés provocativo para que cada vez mais pessoas se envolvam com o planejamento urbano”, adianta Akel.

Atendimento para os profissionais

Uma equipe do CAU/PR estará disponível para atender aos profissionais e estudantes do último ano de graduação das cidades de Toledo, Marechal Cândido Rondon e Palotina. É a oportunidade para tirar dúvidas e ficar em dia com a autarquia federal.

Com carreira consolidada em Cascavel, inclusive sendo vereador em duas oportunidades (1993-1996 e 2005-2008), o conselheiro do CAU Brasil eleito pelo Paraná, Nestor Dalmina, ressalta que a cidade foi a primeira do interior do Brasil a receber um escritório regional do Conselho, que atende diariamente a população desde 2013. “A presença do CAU nos municípios do estado é essencial não só para os profissionais, mas para o próprio Conselho, uma vez que não é possível ter escritórios regionais em todas as cidades”.

Dalmina ainda salienta a importância dos arquitetos e urbanistas da região oeste. Segundo dados do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO), a Regional de Cascavel só fica atrás da Regional de Curitiba no número de Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) emitidos, que comprovam os serviços realizados pelos profissionais no estado. Em 2022, por exemplo, foram emitidos 9.893 RRTs pelos arquitetos e urbanistas da Regional de Cascavel contra 14.414 de Curitiba. Nas Regionais de Londrina, Maringá, Guarapuava e Pato Branco esses números são de 9.880, 8.804, 1.620 e 2.983, respectivamente.

Um dos principais serviços oferecidos pelo CAU/PR nas cidades da região oeste será a coleta de dados biométricos (fotografia, impressão digital e assinatura) para a emissão da carteira profissional. De acordo com a Lei Federal nº 12.378/2010, apenas profissionais devidamente registrados no CAU podem atuar como arquitetos e urbanistas no país.

Para realizar a coleta de dados biométricos, os estudantes do último ano dos cursos de Arquitetura e Urbanismo devem levar documento oficial com foto e carteira da instituição com identificação do período ou declaração da faculdade.

Já os arquitetos e urbanistas que ainda não possuem a carteira profissional devem realizar a solicitação prévia via SICCAU, gerar e pagar o boleto correspondente. Também será necessária a apresentação de um documento oficial com foto no momento do atendimento.

Confira as datas e locais de atendimento do CAU/PR:

Toledo
29 de agosto – segunda-feira

  • 10h às 16h
    Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT – R. Raimundo Leonardi, 1809 – Jardim La Salle)

Marechal Cândido Rondon
30 de agosto – terça-feira

  • 10h às 16h
    Local: Associação de Engenheiros e Arquitetos de Mal. Cândido Rondon (AREA – R. Dom João VI, 1244)

Palotina
31 de agosto – quarta-feira

  • 10h às 16h
    Local: Sede da Junta Militar / Identificação (Rua 25 de Dezembro, 829 – próximo aos Correios)
PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.