
O prefeito Beto Lunitti comandou, na manhã desta quinta-feira (3), na Sala de Reuniões do Gabinete, encontro com integrantes do primeiro escalão do governo municipal, servidores da área administrativa e analistas da empresa de soluções tecnológicas que atende a Prefeitura de Toledo para a apresentação do eProcesso, ferramenta que trará mais agilidade e eficiência, reduzindo custos e otimizando a gestão de processos nos diversos trâmites internos entre os órgãos da administração municipal.
Atendendo demanda apresentada pelo prefeito, a plataforma vem sendo desenvolvida desde o início do ano, envolvendo técnicos da prestadora do serviço (Equiplano) e da Secretaria Municipal de Administração. A inovação, que será estendida a todos os processos internos, será iniciada pela área de licitações e compras. “Este encontro tem o objetivo de fazer a entrega oficial desta plataforma, que é fruto do trabalho de várias mãos. Foi um processo para o qual foi fundamental a vontade do gestor em dar mais agilidade e transparência, de forma que o cidadão tenha acesso a informações e serviços na palma da mão, com ferramentas mais acessíveis a servidores e a população em geral”, explica o secretário da Administração Alexandre Gregório da Silva, acrescentando que a novidade é um desdobramento do processo de digitalização de assinaturas de contratos.
Com a centralização de todos os processos administrativos em uma única plataforma, de forma 100% digital e com a segurança necessária, a previsão é de uma economia substancial no consumo de papel com a redução drástica de impressões. Outro ganho imediato é a desburocratização dos trâmites, que trarão mais celeridade e eficiência, já que será possível realizar mais com a mesma equipe de servidores.

Na manhã desta sexta (4), servidores dos setores administrativos de todas as pastas participarão, na parte da manhã, de capacitação que será promovida pela Equiplano no Auditório Acary Oliveira. “A partir deste treinamento, todos estarão aptos a fazer de forma eletrônica aquilo que faziam por meio do papel. Está previsto em nosso cronograma que o eProcesso canalizará 100% desses trâmites até o fim do primeiro semestre de 2023. Assim, será possível imprimir milhares de páginas a menos por dia, garantindo economia e celeridade à gestão municipal. À medida que os servidores assimilarem esta novidade, mais eficiente tornará o trabalho deles”, analisa Gregório.
O prefeito Beto Lunitti reforçou a necessidade de um grande engajamento por parte dos servidores para o sucesso do eProcesso, que foi oficialmente “inaugurado” com a sua assinatura de um contrato-teste, sem efeitos legais. “Peço aos secretários para que designem o maior número possível de colaboradores de suas respectivas pastas para este treinamento. A tecnologia na administração pública veio e hoje é mais que necessária: é inevitável. Não dá mais para voltar atrás”, salienta. “Estamos ‘virando a chave’, o que representa um compromisso com o futuro do nosso município. Não convém Toledo ser conhecida como ‘terra de inovação’ se o poder público não der o exemplo. Estamos determinados no objetivo de implantar essas mudanças de forma que em 2024 não haja mais papel sendo utilizado nos trâmites internos da administração municipal”, finalizou Lunitti.