Instalação de três novos radares reforça segurança viária de Toledo

Equipamentos começam a funcionar nesta sexta (6) e contribuem para prevenção de acidentes de trânsito, que cresceram 8,82% no ano passado em relação a 2021

A segurança viária em Toledo receberá um importante reforço a partir desta sexta-feira (6) com a instalação de três novos radares, que se junta a outros cinco que já estão em funcionamento na cidade. Serão dois equipamentos em pontos novos, ambos com limite de velocidade em 60 quilômetros por hora: um na Avenida Attílio Fontana, próximo ao cruzamento com a Rua 25 de Julho, e outro na Avenida Ignácio Lothário Klassmann (prolongamento da Avenida Parigot de Souza), entre o viaduto com a BR 467 e o trevo de acesso a Palotina e Assis Chateaubriand; o terceiro substituirá o radar educativo que funcionava na Rua Alemanha, em frente à Associação de Moradores e Amigos do Jardim Bandeirantes, onde o limite de velocidade continua sendo de 40 quilômetros por hora.

O diretor do Departamento de Trânsito (Deptrans) da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Roni Padilha, observa que a escolha dos locais seguiu critérios técnicos. “Observamos quais pontos em que o excesso de velocidade representa maior risco de acidentes graves. Em um deles, por exemplo, um idoso entrou em óbito no local após ser atropelado por um ônibus no ano passado”, relata.

E o reforço na segurança viária se justifica: em 2022 ocorreram 1.628 acidentes de trânsito na área urbana de Toledo, número 8,82% maior que o registrado no ano anterior (1.496) e 6,57% a mais do que em 2020 (1.521). Deste total, foram 1.035 colisões, 392 quedas de veículo, 68 atropelamentos, 63 choques contra anteparos, 52 capotamentos, 16 saídas de pista e dois tombamentos.

Recém-empossado como titular da SMSMU, Christian Guilherme Goldoni destaca que a instalação dos radares é uma medida que vai além da prevenção de acidentes. “Estamos aumentando a fiscalização no trânsito, mas estes equipamentos possuem também a tecnologia OCR, a qual contribui para a segurança pública, pois contam com leitores de placa que permitem, entre outras funções, detectar veículos com registro de furto ou roubo”, comenta.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.