“Pedágio não pode ser novamente uma queda de braço política”, afirma Evandro Araújo

O deputado estadual Evandro Araújo (PSD), vice-coordenador da Frente Parlamentar Sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná, comentou sobre o possível “acordo” entre os governos federal e estadual, divulgado nesta quinta-feira (19), em torno da manutenção do modelo criado ainda na gestão passada do Ministério da Infraestrutura para os novos pedágios.

“A ida do governador a Brasília é legítima, importante, demonstra um cuidado necessário com o tema. Acredito que não se trata de escolher um modelo A, de um governo, ou um modelo B de outro governo, mas sim dar celeridade ao processo de concessão sem perder de vista o desejo dos paranaenses por um modelo de pedágio com menor tarifa, que garanta obras e seja justo”, disse Araújo.

Segundo o deputado, o modelo criado com base em estudos técnicos não pode ser totalmente descartado, mas precisa de ajustes para atender ao interesse público.

“Jogar tudo fora e começar do zero pode ser uma irresponsabilidade com o erário, principalmente porque os estudos trazem elementos importantes. No entanto, sabemos que diversos pontos precisam melhorar e serem atualizados, como por exemplo, a contagem de veículos que foi feita em 2019, antes da pandemia, e principalmente demandas feitas pela sociedade civil nas audiências públicas da Frente e da ANTT”.

Outra mudança defendida por Araújo no modelo criado é a possibilidade de aumentar o controle regional sobre os novos pedágios por meio da criação de consórcios regionais para acompanhar a execução dos futuros contratos.

“Eu defendo a criação de lotes menores, administrados por consórcios regionais, que envolvam a sociedade civil, empresários, de cada região. Com participação local e controle social, podemos evitar problemas futuros e o não cumprimento dos contratos, como já aconteceu na última concessão”.

”O pedágio não pode ser novamente uma queda de braço meramente política”, completou Araújo.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.