R$500 mil são anunciados para robótica durante visita de alunos vencedores do Desafio em Cascavel

Alunos, pais e professores da Escola Municipal Waldir Grande e da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker foram recebidos pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti, nesta quarta-feira (31) na Sala de Reuniões da Prefeitura. Ambos participaram do Campeonato de Robótica Edubot 2023 em Cascavel e conquistaram premiações de destaque. Além de dialogar sobre a temática, o prefeito condecorou os alunos das duas equipes com o brasão oficial do município. 

Na oportunidade, os próprios estudantes apresentaram os robôs que desenvolveram nas aulas de robótica e que oportunizaram as premiações no desafio realizado na cidade vizinha. O prefeito ficou literalmente encantado com os alunos ao contarem como fabricaram os robôs, como elaboraram estratégias de jogo, como fizeram até chegar ao protótipo final antes de ir para a competição. 

Um dos coordenadores do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NITE), professor Júlio César Braun, explicou que nas aulas de robótica os alunos se divertem e ao mesmo tempo aplicam os conhecimentos adquiridos nas outras disciplinas. “Esse material [de robótica] é extremamente pedagógico, não é só tecnologia. A robótica educacional valida todo o conhecimento que a escola produz. O aluno do quinto ano só vai saber fazer a programação se ele souber ler e escrever. A gente valida tudo que a professora ensina nas aulas de português, matemática, geografia e ciências. Os alunos vão utilizar esses conhecimentos para a construção do protótipo deles”, pontuou. 

Ele contou que quando fizeram o projeto em Toledo, se inspiraram em uma escola de Cascavel (Escola Municipal Aloys João Mann) que é referência na área de robótica, mas ao participar da competição, conseguiram superar até mesmo o desempenho de quem os inspirou. Além do primeiro lugar na modalidade Futebol Bluetooth, seis escolas de Toledo se classificaram entre as 10 melhores equipes. 

Investimento em mais tecnologia – O prefeito destacou a importância dos investimentos em tecnologia. “Nós temos que fazer com que as crianças sintam vontade de ir para a escola. Precisa ser um ambiente bonito, acolhedor, merenda escolar saborosa. Não tem outra forma de melhorar a vida das pessoas se não for por isso aqui [a Educação]”, frisou Lunitti. 

Após ouvir o relato dos pais e professores sobre a importância das tecnologias no ambiente escolar, o prefeito anunciou a autorização para a aquisição de R$500 mil em equipamentos. “Vou fazer um quilômetro a menos de asfalto para investir em robótica e equipamentos pedagógicos”, anunciou Beto Lunitti. 

Além da impressora 3D, as escolas também terão outra máquina, que além de cortar EVA, acrílico, MDF, vai possibilitar a produção de peças que serão utilizadas nas aulas de robótica. 

A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, reforçou os esforços da gestão pública em investir nas mais diversas áreas, desde a formação de docentes, a aquisição de equipamentos para salas de aulas, laboratórios, para alunos e professores, redes de internet de alta qualidade, tudo para tornar a Educação Pública de Toledo uma referência nacional. 

Reconhecimento – As professoras que acompanharam as equipes na feira Technovação em Cascavel relataram que era comum pais e professores de escolas da região compararem as escolas de Toledo com a rede particular de ensino. O reconhecimento já é percebido também por pais dos alunos que participaram da feira. 

A mãe do Rafael Arruda Borre (10), Fernanda Aparecida Arruda, compartilhou sua emoção desde a escolha do filho para participar do Desafio. “Foi uma empolgação muito grande. Quando a direção enviou mensagem dizendo que ele tinha sido escolhido para ir lá participar do evento, a emoção já foi lá em cima, só por saber que ele está se dedicando aos ensinamentos dos professores. É um sentimento de orgulho em saber que numa escola pública municipal ele pode encontrar tudo isso. Eu até já vi quanto seria pra entrar numa escola particular, mas não teríamos condições de pagar e, mesmo assim, não teria todas essas oportunidades. Com o anúncio do prefeito, ficamos mais felizes ainda, é um incentivo a mais para cobrar a participação deles na escola”, declarou a mãe, ainda emocionada. 

O estudante Rafael Arruda disse que não sabia que seria escolhido para participar da competição. “Fiquei bem contente e animado quando a professora me escolheu. As aulas de robótica são muito legais, gosto muito delas. Eu também gostei de ser condecorado pelo prefeito, nunca imaginava isso”, declarou Rafael. 

Homenageados – Os alunos condecorados pelo prefeito, da Escola Municipal Walmir Grande, foram Gabriel Henrique Sgarbossa Oro (4° ano A – integral), Kelly da Silva Silvestre, Rian Eloí Duque de Oliveira e Rafael Arruda Borre (5° ano A – matutino). Da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker, foram os alunos Willian Rafael Citalla e Kauã Vitor da Roza Dias Teles.

Prefeito autorizou a compra de equipamentos para melhorar a estrutura pedagógica das escolas durante ato que condecorou alunos que se destacaram no desafio de robótica
PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.