
TOLEDO – Concórdia do Oeste, um dos principais distritos de Toledo, Capital da Gastronomia e do Agronegócio do Oeste e do Paraná, sedia no dia nove de julho de 2023, domingo, a 17ª Festa Gastronômica de Concórdia do Oeste (Concórdia Fest), um dos mais importantes e conhecidos eventos gastronômicos da região, tendo por local a sede do Esporte Clube Concórdia, instituição promotora do evento. A principal atração será o prato típico “porco desossado e grelhado com mandioca”, criado no distrito e exclusivo da festa, que deverá reunir mais de quatro mil visitantes de toda a região, atendidos por mais de 300 pessoas entre dirigentes, associados e voluntários da comunidade, sempre com cordialidade e competência já conhecidas da população e apreciadores do cardápio de toda a região.
O evento, com finalidades sociais, comunitárias e beneficentes, inicia com distribuição de mais de 80 kits de porcos assados e grelhados, acompanhados de mandioca e saladas, tendo como opção à carne suína churrascos de carne bovina, todos servidos em estandes e buffets distribuídos pela sede do clube, com mais de 1,8 mil m2 e barracas no pátio em frente à instituição, com mais de dois mil m2. Outras atrações serão exposições de artesões, desfile, matiné e mati-baile de encerramento.
AQUISIÇÃO DOS KITS – Os kis de porcos inteiros, para 40 pessoas custarão 2,6 mil reais; os meios kits, para 20 pessoas 1,3 mil reais; o churrasco de carne bovina de dois quilos, 100 reais; e o buffet livre 65 reais por pessoa. podendo ser adquiridos e/ou reservados pelos telefones 45 99945-0074, 99923-2976 e 98429-1574. A programação, segundo o presidente da entidade, Amílton Ceconetto, inicia às 12h com distribuição dos kits de prato típico e churrascos; prosseguindo às 13h30, com desfile de modas; às 15h com matiné, animado pelo Musical Integração; e às 19h com mati-baile animado pela banda Dança Buana. Essas três atrações terão acesso gratuito.
O “Porco desossado e grelhado com mandioca”, de Concórdia do Oeste, está entre os pratos típicos à base de carne suína e cardápios mais deliciosos da gastronomia de Toledo e do Paraná, conhecida em todo o País. Toledo é o município detentor do maior Valor Bruto da Agropecuária (VBPA) do Paraná há 10 anos e maior produtor, abatedor e exportador de carnes de suínos e frangos e capital da gastronomia do Estado e do Sul do País.
A grande dificuldade dos organizadores, voluntários e até instituições beneficiadas com os resultados da Concórdia Fest, é a necessidade de alugar barracas para cobertura do pátio da sede do clube, pois a operação consome boa parte do resultado financeiro líquido do evento, distribuído entre instituições da comunidade e execução de melhoria e manutenção da estrutura e equipamentos da entidade. Dessa forma, a obtenção de recursos públicos para a cobertura do espaço, está entre as metas prioritárias da direção da entidade.
DESTINAÇÃO DOS RECURSOS – Do total arrecadado na Concórdia Fest, após o pagamento das despesas do evento, 10,0% são destinados à paróquia da Igreja Católica; 10,0% à Associação de Pais e Mestres (APM), da Escola Municipal Duque de Caxias; 5,0% à capela da Igreja Luterana; e 5,0% à Associação de Moradores de Concórdia do Oeste, além de valores variáveis para entidades e ações beneficentes, voltadas à população carente e ações comunitárias do distrito.
O clube também cede gratuitamente sua sede e equipamentos para a realização de reuniões e encontros festivos da Associação de Moradores, Grupos de Idosos e outras entidades comunitárias, além instituições esportivas, que promovem treinos, competições e outros eventos nas quadras esportivas de sua estrutura, incluindo quadras de futebol de salão, voleibol e basquete e cancha de bocha.
Conforme o pioneiro Reni Debus, que presidiu temporariamente o Esporte Clube Concórdia nos anos 80, é associado desde os 18 anos de idade e foi criador do prato típico “porco desossado e grelhado com mandioca”, além de presidir a Comissão Organizadora da Concórdia Fest há cinco anos, a instituição foi fundada em 15 de agosto de 1962. Inicialmente suas finalidades eram apenas esportivas, de apoio ao time de futebol da comunidade, pois o esporte amador e carreiras de cavalos, com competições em quadras e/ou canchas improvisadas, eram as únicas opções de lazer da população na época.
FUNDADORES DO CLUBE – Entre os fundadores estiveram os pioneiros Laudelino Lubico Duarte, Lauro Rochembach, Anibaldo Hofftarter, Almino Branco e Osvino Briccios, todos já falecidos. Os associados iniciais somavam cerca de 200 pessoas e todos colaboraram para a obtenção em doação e/ou aquisição do restante da área de sua sede, localizada na Avenida Santo Campagnolo, no centro da comunidade. A população da então localidade de Nova Concórdia era de cerca de 500 moradores. A 1ª sede do clube foi inaugurada em 1968.
Hoje seu patrimônio se divide entre duas áreas de 10 mil m2. Na primeira, está a sede, com área construída de 1,8 mil m2, dotada de salão de festas e bailes, recepção, copa, cozinha, vestiários, sanitários, quadras de futebol de salão, basquete e voleibol, cancha de bocha e ampla área de estacionamento, com mais de dois mil m2. A outra, com localizada próxima, no prolongamento da Avenida Santo Campagnolo em direção à localidade de Cerro da Lola, abriga campo de futebol, vestiários, banheiros e copa.

Atualmente o clube conta com cerca de 200 associados contribuintes, que pagam mensalidade, e mais 200 isentos, todos fundadores da entidade e/ou idosos. Além da Concórdia Fest, o clube sedia jantares dançantes, reuniões comunitárias, shows musicais, almoços festivos, torneios de canastra, reuniões de grupos de idosos, celebrações religiosas, reuniões comunitárias, encontros com autoridades e lideranças, competições esportivas e outros eventos, ao longo de todo o ano. Seus objetivos e/ou finalidades são o lazer, integração, confraternização e desenvolvimento da comunidade.