
Em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil, tiveram início as atividades da Semana da Pátria em frente ao Paço Municipal Alcides Donin. Autoridades civis, das forças de segurança e representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) participaram desta celebração cívica. Todas as manhãs até dia 6 de setembro, pontualmente às 8h, será executado o hino nacional, estadual e municipal em frente a Prefeitura de Toledo.

O prefeito Beto Lunitti, em seu discurso após o hasteamento das bandeiras de Toledo, do Paraná e do Brasil, evidenciou os poderes que fazem parte da nossa constituição e falou da importância desse período. “A democracia é fruto da independência. Temos a perspectiva de querermos ser um povo livre e soberano. Isso faz parte de um conjunto legal de um país que se quer firmar como uma grande nação. Esse conceito nasce dentro das pessoas, da individualidade do pensar e no respeito às coletividades. Precisamos compreender a pluralidade da existência humana e do respeito mútuo que temos que ter”, argumentou o prefeito.

Representando o Poder Judiciário, a juíza de direito Luciana Lopes do Amaral Beal também fez suas considerações. “Quando falamos em independência não há como não estabelecer uma conexão com a liberdade. Sem independência, não há liberdade. A liberdade é tão importante em nosso país que temos que sempre lutar em defesa do Estado Democrático de Direito, é ele que nos garante a liberdade e termos uma vida digna, de qualidade no nosso país. Para propiciar para as novas gerações, um país que seja justo, solidário, fraterno. A pátria somos nós, o povo brasileiro”, explanou a juíza.

O vereador Leoclides Bisognin representou o Poder Legislativo e reforçou os motivos pelos quais se comemora essa data. “Todos os países do mundo comemoram esse dia com uma força extraordinária. Vendo essas crianças aqui, como é que nós não vamos comemorar essa data. Aqueles que morreram lá na inconfidência mineira para tornar o Brasil independente e nós não vamos comemorar esse dia? Nós ficamos colônia 322 anos, hoje somos o país que mais acolhe no mundo, somos a nona economia. Temos muito o que comemorar”, afirmou o vereador.

Após o hasteamento das bandeiras houve uma apresentação especial dos alunos do 3º ano da Escola Municipal Borges de Medeiros. A aluna Helena Carolina Ligabue declamou uma poesia que escreveu em parceria com sua avó, Onilde Fagundes Souza, que aos 65 anos aposentou-se como professora.
“É muito importante para nós das forças de segurança esse valor dado à nossa nação, à nossa independência sem vermos lados, cores ou bandeiras, só a questão da independência. Todos esses gestos que trazem esse valor são importantes”, acrescentou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Guilherme Rodrigues de Lima.

Além de servidores públicos, autoridades em geral, também estavam presentes os alunos do colégio Colégio Estadual Dario Vellozo e do Colégio Vila Militar. Durante as festividades da Semana da Pátria, todas as manhãs serão hasteadas as bandeiras juntamente com a exaltação dos hinos do Brasil, do Paraná e de Toledo. A tradição segue até a próxima quarta-feira (06), sempre às 8h.