O Centro Olímpico Arnoldo Bohnen foi palco nesta quarta-feira (15) da fase final do Campeonato Municipal de Capoeira 2023. Representando seis grupos (Abadá-Capoeira, Kauande Capoeira, Ginga da Liberdade, Senzala, Rainha do Engenho e Entra Nessa Roda), 70 atletas com idade entre 7 e 17 anos – qualificados nas duas etapas classificatórias (realizadas em abril e julho) – disputaram o título geral em suas respectivas faixas etárias.
Em sua quinta edição, o evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), sob a coordenação dos técnicos desportivos Ivair Ferreira dos Santos, o “Caranguejo”, e Cleversson Morgan Garicoix, o “Pépe”. “É um momento muito importante de integração dos grupos e de divulgação da capoeira. Afinal, o campeonato tem o objetivo não apenas de promover a competição saudável entre os atletas, mas também o de fomentar esta modalidade em nosso município, promovendo entre os seus praticantes”, observa Ivair. “A Capoeira é uma ferramenta multi e interdisciplinar, reconhecida como patrimônio cultural e Imaterial da humanidade. A sua força foi manifestada neste evento, que teve também como ponto positivo a participação de pais, familiares e amigos, que vieram torcer e deram muita força para os atletas”, relata Henrique Laurentino, coordenador do Grupo Senzala.
O encerramento do calendário 2023 da capoeira em Toledo será concluído com o 1º Festival Municipal da Capoeira, que será realizado entre 30 de novembro e 2 de dezembro (quinta-feira a sábado). Também promovido pela Smel, o evento, que será aberto a todos os capoeiristas de Toledo, contará com oficinas, rodas de capoeira e apresentações de cultura popular.