23.9 C
Toledo
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Governo municipal define rotas alternativas durante obras em ponte na Maripá

Trajeto de desvios tem sido debatidos desde semana passada por grupo de trabalho com técnicos de várias pastas; trabalhos iniciam-se na próxima segunda (22)

As obras de substituição do bueiro que faz a transposição sobre a Sanga Pinheirinho terão início na próxima segunda-feira (22), exigindo a interdição total da Avenida Maripá no trecho entre as ruas Padre Luciano Ambrosine e Amélia Gasperim Longni). Dessa forma, os condutores que utilizam a via precisarão seguir por rotas alternativas que começaram a ser sinalizadas pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).

A definição dos desvios tem sido debatida desde o início do mês por técnicos da SSMU, da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo, e da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) – responsável pela execução do projeto. “Nosso objetivo é propor soluções que impactem o mínimo possível a vida de quem circula pela região. Sendo assim, essas opções poderão sofrer alterações conforme o andamento da obra e também se notarmos a existência de transtornos não planejados. Neste caso, vamos adequar o tráfego para que as situações de travamento praticamente não aconteçam”, pontua o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Faria.

Como será?

Para quem circula no sentido leste-oeste e deseja ir para o Centro, a primeira sinalização de desvio ficará no cruzamento da Maripá com a Rua Carlos Gomes; chegando neste ponto, o motorista deve fazer uma conversão à direita e, após sete quarteirões, virar à esquerda na Rua Félix da Cunha e, ao final desta, na bifurcação com a Rua Pedro Álvares Cabral, sair pela direita em direção ao Jardim Concórdia. Quem estiver nesta direção, mas desejar seguir em direção à Grande Pioneira, poderá andar mais dois quarteirões, virar à esquerda na Rua Mate Laranjeiras e, duas quadras após a rotatória do Jardim Santa Clara IV, virar à direita na Rua Waldemar Turati, por onde deve seguir até a confluência com a Rua Capitão Leônidas Marques, ponto a partir do qual será possível retornar à Avenida Maripá ao virar à direita.

Esta também será a alternativa para quem precisar seguir na direção inversa (oeste-leste). Neste caso, o condutor deve seguir pela Maripá até o cruzamento com a Capitão Leônidas Marques, virar à direita, seguir por mais 900 metros até a Waldemar Turati, virar à esquerda e seguir até a Amélia Gasperim Longni até o retorno à avenida principal da região.

Caminhões

O tráfego de caminhões que utilizam a Avenida Maripá para seguir em direção à BR 467/163 precisará seguir por um caminho diferente: virar à direita na Rua Primeiro de Maio e seguir em direção à Avenida Egydio Munaretto, onde deve fazer a conversão à esquerda. Esta também é alternativa para veículos pesados que chegam à cidade, evitando, assim, entrar na cidade pela trincheira localizada na confluência da rodovia federal com a Maripá.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.