7.8 C
Toledo
sexta-feira, 26 de junho de 2026

TRABALHADORES DA SANEPAR PODEM ENTRAR EM GREVE NESSA SEMANA

Empregados da companhia estão há 14 anos sem aumento real

Os trabalhadores da Sanepar podem entrar em greve nos próximos dias. A decisão pela paralisação foi definida depois que os trabalhadores rejeitaram, em assembleia na última semana, a proposta da diretoria da empresa para a data base da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento do Paraná (SAEMAC), Sindicato que representa a maioria dos empregados da companhia, comunicou hoje (22) a empresa do resultado da assembleia e deu 72 horas para o reinício das negociações. Passado o prazo e não havendo avanço, os trabalhadores estarão cruzando os braços.

14 ANOS SEM AUMENTO REAL
A principal reivindicação dos trabalhadores é por aumento real linear nos salários e no vale alimentação de todos os empregados. Segundo o Dieese, os salários dos empregados da companhia estão sem aumento real efetivo desde 2012, ano em que os trabalhadores conquistaram a reposição da inflação mais 2% de aumento real. De lá para cá, não houve mais aumento, ou seja, são 14 anos de defasagem salarial corroendo a renda dos funcionários.

- PUBLICIDADE -

A proposta da empresa rejeitada na assembleia trazia uma segregação dos trabalhadores, concedendo aumento real para uma parte e não para outra, além de não apresentar aumento nenhum para o vale alimentação. Outro motivo para a rejeição é que a empresa fez uma proposta para dois anos sendo que para 2025, não há nenhuma previsão de ganho real, ou seja, a defasagem salarial vai aumentar mais ainda.

LUCRO DA SANEPAR FOI DE R$ 1,5 BILHÃO EM 2023
Ainda segundo o Dieese, em 2023, a Sanepar alcançou o maior lucro da história da companhia chegando a R$ 1,503 bilhão, aumento de 30,55% em relação à 2022. Só para os acionistas, a empresa pagou R$ 452,3 milhões em dividendos, ou seja, 30,09% do lucro líquido.

SE FALTAR ÁGUA, A CULPA É DA DIRETORIA DA COMPANHIA
Dessa forma, diante dos ótimos resultados apresentados, os empregados se mostram indignados e insatisfeitos com a atual gestão da companhia, que tem dificultado as negociações por aumento real linear aos trabalhadores. “Estamos há 14 anos com os salários defasados. Enquanto o trabalhador vê seu salário deteriorar ano após ano, a margem de lucro da companhia só aumenta, assim como o repasse para os acionistas. Diante dessa falta de sensibilidade da diretoria, os trabalhadores só veem alternativa de lutar por valorização cruzando os braços. Não queríamos chegar nesse limite, mas, infelizmente, a diretoria da empresa está nos empurrando para isso. Precisamos de aumento real linear para recuperar os salários e a renda dos trabalhadores”, diz o presidente do SAEMAC, Rodrigo Picinin.


FONTE PARA ENTREVISTA:
RODRIGO PICININ – PRESIDENTE DO SAEMAC (46) 9.9916.4554

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
NILTON DE OLIVEIRA (DRT/PR 11.513) – (41) 9.8453-4735

PUBLICIDADE