Toledo é contemplado com doação de veículo do Governo do Estado

Município está entre os 72 que receberão automóvel da Semipi, que será usado nos serviços de apoio da Coordenação de Políticas para Mulheres da SMDH

A Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) de Toledo recebeu com entusiasmo a notícia da doação de um veículo por parte da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O município está entre os 72 contemplados no Paraná, conforme a Resolução nº 015/2025, divulgada nesta quarta-feira (12) e assinada pela titular da pasta, a deputada federal licenciada Leandre Dal Ponte. 

A iniciativa visa fortalecer os Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) municipais por meio da cessão de automóveis. A seleção priorizou os municípios que possuem OPMs há mais tempo, enquanto outras 56 cidades, que estruturaram recentemente esses organismos, ficaram de fora da primeira etapa de doações. 

Em Toledo, a SMDH desempenha o papel de OPM desde sua criação, em 15 de julho de 2021, por meio da Lei nº 2.344. O novo veículo será utilizado no serviço de apoio às ações voltadas às políticas para mulheres, contribuindo para o fortalecimento da rede de atendimento e proteção.

A titular da SMDH, Sheila Maria Rodrigues Dalava, destacou a importância do novo veículo para o atendimento às mulheres e a estruturação da pasta. Para ela, a conquista reflete o esforço conjunto da equipe. “Nós ficamos extremamente felizes e isso foi o primeiro demonstrativo de um trabalho feito em equipe”, afirma, agradecendo o empenho dos servidores, coordenadores e da direção. 

Segundo Sheila, o carro será essencial para ampliar a atuação da secretaria. “Ele vai ser utilizado tanto para atendimento, para visitas em locais que fornecem suporte às mulheres, para campanhas, e vai facilitar a nossa vida enquanto secretaria”, acrescenta a secretária, que também ressalta que a aquisição demonstra o compromisso da gestão Mario Costenaro com a causa.

Políticas para Mulheres – Além de aprimorar a mobilidade das equipes, o carro integrará futuramente a frota da Secretaria de Políticas para Mulheres, cuja criação está prevista no projeto de lei de reforma administrativa encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores. A data para a entrega oficial do automóvel ainda será definida.

De acordo com a coordenadora de Políticas para Mulheres da SMDH, Eliane Bombardelli, o veículo será de uso exclusivo para o atendimento às mulheres, permitindo, por exemplo, o acompanhamento de casos junto à Delegacia da Mulher, os encaminhamentos para a rede de proteção e a participação em reuniões do Conselho Municipal da Mulher e também em comunidades na cidade e no interior. “Além disso, será utilizado na realização de campanhas de prevenção à violência contra as mulheres e no gerenciamento e monitoramento dos serviços e ações da Coordenação de Políticas para Mulheres. Sua importância é fundamental para a execução dos programas e ações, pois amplia o alcance e o impacto dos serviços, fortalecendo a Política da Mulher e garantindo a promoção e defesa de seus direitos”, avalia.

A coordenadora observa que o edital de seleção foi aberto pela Semipi em 6 de fevereiro e, desde então, houve um grande esforço coletivo para providenciar os documentos exigidos, como o ofício assinado pelo prefeito Mario Costenaro, detalhando as ações da SMDH voltadas ao público feminino. Estão nesta lista as campanhas “Não é Não” (Carnaval), do Mês da Mulher (março), “Agosto Lilás”, “X Sinal Vermelho” (permanente), “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” (novembro e dezembro) e “Laço Branco” (dezembro); os projetos “Pequenas Conversas – Grandes Transformações” e “Primavera”; os programas “Mulher Empreendedora” e “Todas no Agro”; e a promoção de eventos como “Encontro das Trabalhadoras Rurais” e “Seminário Mulheres em Foco”.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.