
Agenda de compromissos segue de 12 a 18 de maio, em várias cidades da Polônia, país que preside hoje o bloco europeu (UE), coordenando o diálogo da União Europeia com o Mercosul.
Uma missão técnica com foco na ampliação de parcerias e troca de experiências entre a Polônia e o projeto Plante e Colha Saúde, levou um grupo de representantes que visa a criação de cadeias produtivas sustentáveis, a ver e estabelecer acordos guarda-chuva de cooperação técnica sobre o intercâmbio e boas práticas na agricultura familiar entre parlamentos, ministérios autarquias e governos locais e regionais do Brasil e da Polônia, além de outras ações que serão descritas.
O grupo formado pelo presidente da Sustentec e coordenador do projeto Plante e Colha Saúde, Euclides Lara Cardoso Junior; o articulador do projeto, Jair Kotz; o Deputado Federal, Elton Welter; o gestor do Horto de Plantas Medicinais da Itaipu Binacional, Marcos Carvalho e a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Paraná, Leila Klenk visitam a região de Wielkopolska, Varsóvia, Podlásie e Vármia.
Nos dias 12 e 13 de maio, eles visitaram o Instituto Internacional de Fibras Naturais e Plantas Medicinais do Ministério da Agricultura (uma espécie de Embrapa de plantas medicinais), além de visitarem a fábrica de máquinas para processamento de plantas medicinais, a indústria de processamento e o encontro com as autoridades regionais de Wielkopolska.
Entre quarta e quinta-feira (dias 14 e 15), a agenda foi na capital do país, Varsóvia, com visita na Embaixada do Brasil, encontro no Congresso Nacional com o grupo parlamentar Brasil/Polônia, reunião no Ministério do Desenvolvimento Rural, encontro na Câmara de Comércio Brasil/Polônia e agendas na Universidade de Varsóvia e na Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (SGGW).
Já nos dias 16,17 e 18, o grupo irá visitar os arranjos produtivos locais de plantas medicinais e cannabis nas regiões de Podlásie e Vármia. Uma das paradas será na fazenda Dary Natury, na região de Podlásie, um dos APLs de plantas medicinais mais emblemáticos da União Europeia, além de uma agenda com as autoridades da região.
O ciclo de visitas e contatos se encerra na fazenda modelo de cannabis, na região de Vármia.
O deputado Welter destacou a alegria de fazer parte dessa missão oficial, “para mim é uma alegria acompanhar de perto como no exterior eles apoiam os pequenos agricultores e usam a tecnologia para produzir alimentos sem agrotóxicos”, segundo o Deputado: “tem sido uma ótima experiência, de muito aprendizado, quero voltar com muitos conhecimentos, trazer novas ideias para o Brasil, buscar soluções e parcerias para transformar nossas riquezas naturais em oportunidades para o povo brasileiro”.