Toledo: Compromisso político viabiliza maternidade e ambulatório no Hospital Regional

Um significativo avanço para a saúde pública de Toledo e da região Oeste foi encaminhado nesta segunda-feira (1), durante reunião na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. A construção de uma maternidade e de um ambulatório de especialidades no Hospital Regional do município está mais próxima de se concretizar graças a um esforço conjunto entre diferentes esferas de governo e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Participaram do encontro o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o prefeito de Toledo, Mário Costenaro; o deputado federal Welter (PT); o deputado estadual Hussein Bakri (PSD); o reitor da UFPR, Marcos Sunyê; além de outras autoridades acadêmicas e políticas.

Pelo acordo firmado, a UFPR ficará responsável pela gestão da maternidade, o Governo do Estado garantirá aporte inicial de ao menos R$ 20 milhões, e a Prefeitura doará o terreno para a construção. Os parlamentares se comprometeram a atuar politicamente para garantir os recursos e destravar eventuais entraves no processo de implantação.

“O diálogo político e a valorização da presença da UFPR em Toledo foram decisivos para avançarmos nesse projeto. Mostramos como a representação em Brasília, aliada à articulação com os governos estadual e municipal e à força da universidade, pode fazer a diferença”, afirmou o deputado Welter, um dos articuladores da proposta.

O parlamentar também elogiou a disposição do prefeito em doar o terreno e reafirmou seu compromisso com a cidade. “O fortalecimento da saúde pública e o bom atendimento à população são bandeiras do nosso mandato”, disse Welter, que também foi uma das vozes centrais na luta pela implantação do curso de Medicina na cidade.

Estiveram também presentes na reunião a vice-reitora da UFPR, Camila Fachin; a diretora do campus Toledo, Ana Paula Brandalize; e a professora Nelsi Welter.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.