Marinha alerta sobre golpe na emissão de Carteira de arrais e capitão amador

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná, emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de golpe envolvendo a venda fraudulenta da Carteira de Habilitação de Amador.

A denúncia partiu de um cidadão que recebeu mensagens em grupos de pesca oferecendo o documento “sem aulas, provas ou exames”, apenas mediante pagamento e envio de documentos pessoais.

Percebendo o golpe, fez a denúncia diretamente para a Marinha que imediatamente emitiu nota oficial.

Na mensagem divulgada pelos golpistas, os valores variavam entre R$ 1.300 (para Arrais Amador) e R$ 2.000 (Capitão Amador), com a promessa de “processo facilitado” e entrega do documento “válido em todo o território nacional”.

A Marinha reforça que esse documento só pode ser obtido após treinamento em estabelecimentos credenciados e aprovação em exames realizados nas Capitanias dos Portos.

“Quem pensa em ‘encurtar o caminho’ comprando uma CHA está cometendo um crime e colocando vidas em risco”, destacou a nota oficial.

A autoridade marítima orienta os cidadãos a desconfiarem de ofertas irregulares e a consultarem os canais oficiais para obter a habilitação.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.