
O 17º Transcatarina foi encerrado neste sábado, 12, com chegada em Jaraguá do Sul (SC), no Vale dos Encantados. A edição reuniu cerca de mil participantes de 120 cidades e dez estados brasileiros, consolidando-se como um dos maiores eventos off-road do país.
A largada ocorreu em Fraiburgo, no dia 9, com trajeto por diversas cidades catarinenses, entre elas Taió, Rio do Sul, Itaiópolis, Curitibanos e Indaial. Divididos em categorias como Expedição, Passeio Radical e Adventure, os inscritos vivenciaram experiências de superação em trilhas, atoleiros, rios e subidas escorregadias.

De Toledo, participaram oito representantes na categoria Adventure 02: Giovani Eugenio Balestro, Otávio Balestro, Gustavo Perusso, Daniel Eduardo Maraschini, William Antonio Fernandes, Eduardo Francisco Companhoni, Michel Grings e Luis Eduardo Girardello. O grupo enfrentou o percurso com espírito de equipe, habilidade ao volante e bom humor diante dos desafios.

Segundo o diretor do evento, Edson João da Costa, além de promover o turismo e o espírito esportivo, o Transcatarina movimenta a economia dos municípios por onde passa. A edição 2025 contou com o apoio de prefeituras e empresas locais, além da supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc).