
Os resultados das atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) em Toledo ganharam destaque na semana passada, durante uma capacitação promovida para agentes comunitários de saúde (ACS). Nos dias 17 e 18 de julho, no auditório do câmpus I da Universidade Paranaense (Unipar), os profissionais participaram de um encontro de educação permanente para socializar as ações de prevenção e promoção da saúde realizadas nas instituições da rede municipal de ensino durante o primeiro semestre de 2025.
A formação foi conduzida pela Secretaria de Saúde de Toledo, por meio do Departamento da Rede de Atenção Primária, e teve como foco o fortalecimento do vínculo entre as equipes de saúde e as comunidades escolares. Em apresentações organizadas pelos próprios ACS, foram compartilhados materiais pedagógicos e registros fotográficos que retratam atividades desenvolvidas com os estudantes, envolvendo temas como alimentação saudável, prevenção da obesidade, saúde mental e cultura de paz — eixos prioritários do programa neste ciclo.
Implantado nacionalmente como estratégia de integração entre ações nas áreas de saúde e educação, o PSE vem se consolidando como uma importante ferramenta de cuidado em saúde no ambiente escolar. “Os ACS desempenham um papel fundamental, atuando como agentes multiplicadores de informação, com qualidade e compromisso com a saúde da população”, observa a supervisora do Programa Saúde na Escola na SMS, Maiara de Oliveira Noronha.