
O Centro da Juventude (CJU) Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro, foi palco de uma ação voltada à conscientização em saúde nesta segunda-feira (1º). A atividade foi organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) III, situado no mesmo bairro, que convidou famílias beneficiárias do cartão “Toledo é + Dignidade!” residentes na área de abrangência da unidade para participar de uma palestra.
O tema da prevenção em saúde foi conduzido pelo enfermeiro Marcos Soares, gerente da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Pancera. Em sua explanação, ele destacou a importância dos cuidados preventivos – individuais e coletivos – para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida.
Os participantes foram orientados a terem cuidados como: ter uma boa alimentação, tomar as vacinas, fazer avaliação médica regularmente, ter boa higiene e usar cinto de segurança em veículos, o que significa um cuidado com o corpo, com a mente, e também com o meio ambiente. “Também foi explicado a respeito de doenças crônicas, infectocontagiosas e acidentes domésticos. Para finalizar, enfatizamos a importância da rede de apoio formada por família, comunidade e serviços públicos em geral”, detalhou Marcos.
Segundo o enfermeiro, iniciativas como esta aproximam os serviços públicos da população e fortalecem os vínculos comunitários. “É uma ação que integra o conjunto de atividades intersetoriais desenvolvidas pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social, que têm buscado ampliar o acesso à informação e incentivar práticas que contribuam para o bem-estar das famílias”, pontua Marcos.