
Toledo está entre os 30 primeiros municípios do estado que serão contemplados com a Casa da Mulher Paranaense e, nesta semana, em Curitiba, houve a primeira reunião técnica para detalhar o processo de implantação. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), vai destinar mais de R$ 60 milhões nesta primeira etapa do projeto.
O encontro reuniu gestores municipais, órgãos técnicos e representantes do governo estadual para alinhar procedimentos de habilitação, metodologia de implantação e troca de experiências, fortalecendo a rede de proteção e o protagonismo feminino no Paraná. A programação da reunião técnica contou com a fala de autoridades e a apresentação da titular da Semipi, Leandre Dal Ponte, que destacou o caráter histórico e o impacto social da iniciativa.
“Faz apenas dois anos que iniciamos esse trabalho, mas parece que percorremos uma jornada de décadas. Essa conquista só foi possível porque homens e mulheres acreditaram nesse propósito e se dedicaram para as políticas públicas chegarem de fato a quem mais precisa”, avaliou a secretária. “O governador Ratinho Júnior teve a sensibilidade de criar uma pasta voltada não apenas para promover igualdade de gênero, raça e gerações, mas para garantir que, em um Estado tão desenvolvido, ninguém fique para trás. Essa política não é de governo, mas uma política de Estado, construída a muitas mãos, para transformar a vida das mulheres paranaenses e inspirar o Brasil”, acrescentou.
Avanço significativo – Na opinião da secretária da Mulher de Toledo, Eliane Bombardelli, a Casa da Mulher Paranaense é um grande avanço na política para mulheres. “Temos o privilégio de ter esta casa em nossa cidade. Será um espaço dedicado especialmente às mulheres toledanas com disposição para participar de cursos, aprendendo e se capacitando para promover o bem-estar, a saúde e, principalmente, o empreendedorismo feminino”, destacou a secretária, que esteve em Curitiba ao lado do prefeito Mario Costenaro.
Para o chefe do Executivo Municipal, a Casa da Mulher Paranaense será um espaço para oferecer “muitas oportunidades para as mulheres crescerem, terem autonomia e independência financeira”.
A arquiteta Stella Fachin, da Secretaria de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, também participou da reunião em Curitiba e acompanhou todos os trâmites de como será feita essa parte burocrática para implantação e para a execução do imóvel. “Já há um projeto pré-definido, que será executado pela Prefeitura de Toledo em terreno também doado pela administração municipal, o qual está muito bem situado, num local estratégico do Jardim Gisela”, adiantou Eliane.
A Prefeitura de Toledo tem até o dia 15 de setembro para protocolar os documentos desta nova etapa. A primeira foi a apresentação do projeto propriamente dito, na segunda etapa, a equipe técnica de engenharia elaborou mais alguns projetos “e aí agora faltam alguns documentos que são complementares para finalizar e aí abrir a licitação da obra e começar a execução da obra, que pretendemos que seja inaugurada num curto espaço de tempo”, finalizou a secretária da Mulher.

Também participaram do encontro em Curitiba a secretária de Assistência Social, Simone Beatriz Ferrari, e o secretário de Comunicação, Márcio Pimentel.
Municípios contemplados
Antonina
Astorga
Campo Largo
Campo Mourão
Capitão Leônidas Marques
Centenário do Sul
Cianorte
Fazenda Rio Grande
Foz do Iguaçu
Guarapuava
Irati
Ivaiporã
Loanda
Mangueirinha
Nova Prata do Iguaçu
Paiçandu
Pinhais
Pinhão
Piraquara
Pitanga
Ponta Grossa
Reserva
Ribeirão do Pinhal
Rio Bonito do Iguaçu
Rio Negro
São Jerônimo da Serra
São José dos Pinhais
São Miguel do Iguaçu
Toledo
Umuarama