
A Secretaria do Meio Ambiente (SMMA) está realizando uma pesquisa sobre a arborização na cidade de Toledo, essa ação faz parte da revisão do Plano de Arborização Urbana do Município de Toledo e busca entender a opinião dos moradores a respeito da presença e o cuidado com as árvores nos espaços públicos da cidade.
O Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo foi instituído pela Lei nº 2.154 de 6 de dezembro de 2013, e tem por objetivo definir o planejamento, implementação e manejo da arborização urbana; promover a arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, visando a qualidade de vida e equilíbrio ambiental; estabelecer critérios de monitoramento dos órgãos públicos e privados cujas atividades tenham reflexos na arborização urbana; e envolver a população na manutenção e na preservação dela.
De acordo com a bióloga da SMMA, Lilian Queli Cardoso, a pesquisa ajuda a construir um panorama de como a população entende a arborização urbana. “É extremamente relevante e necessária essa pesquisa, porque a arborização desempenha um papel ímpar na qualidade de vida das pessoas, em aspectos relacionados à saúde das pessoas e à qualidade de vida, são aspectos, muitas vezes, desconhecidos pela população”, comentou.
A pesquisa é realizada por meio de um formulário on-line, onde todos podem efetuar e divulgar. “Nós precisamos atingir um número mínimo de quase 5 mil respostas, e elas precisam representar o nosso município, então precisamos de pessoas de todos os bairros, de todas as idades e de todas as classes econômicas. Precisamos que as pessoas respondam e divulguem esse questionário para que a gente realmente consiga ter um diagnóstico de como a população de Toledo enxerga a arborização”, frisou Lilian.
