Polícia Federal deflagra operação em Itaipulândia para investigar compra de votos e coação de testemunhas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (4), uma operação em Itaipulândia, no Oeste do Paraná, para cumprir mandados de busca e apreensão em uma investigação que apura suspeitas de corrupção eleitoral e outros crimes relacionados às eleições municipais de 2024.

A ação tem como foco a coleta de provas sobre a possível compra de votos e a coação de testemunhas ligadas à Associação dos Recicladores do Município de Itaipulândia (ASSOREMI). Segundo as investigações, recicladores teriam recebido ofertas de vantagens econômicas, com pagamento de R$ 70 por semana, em troca de adesivarem veículos com propagandas de candidatos a prefeito e vice.

Depoimentos colhidos pela PF indicam que houve pressão e ameaças a funcionários e testemunhas após o pleito. Alguns teriam sido demitidos da ASSOREMI por não apoiarem determinado candidato, enquanto outros relataram terem sido procurados por pessoas ligadas à campanha, com promessas de emprego na prefeitura em troca de mentirem em audiência da Justiça Eleitoral. As promessas, no entanto, não foram cumpridas.

Durante o cumprimento dos mandados, uma arma de fogo sem registro foi apreendida e um homem foi preso em flagrante por posse ilegal. A operação foi autorizada pelo Juízo Eleitoral e tem como objetivo recolher celulares e equipamentos eletrônicos que possam conter mensagens e provas das supostas coações. Os resultados já foram comunicados ao Ministério Público Eleitoral. O caso segue sob segredo de justiça.

Correio do Lago

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.