Secretaria do Meio Ambiente promove mutirão de coleta de lixo eletrônico

Ação acontecerá no dia 22 durante a manhã no Parque Ecológico Diva Paim Barth

No dia 22 de novembro, o Parque Ecológico Diva Paim Barth recebe um mutirão de recolhimento de lixo eletrônico. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o apoio da Associação dos Catadores de Recicláveis de Toledo (Acatol) e acontecerá entre às 8h e 12h.

O foco da ação é coletar equipamentos eletrônicos fora de uso e destiná-los da maneira correta. Serão aceitos geladeira, fogão, micro-ondas, batedeira, liquidificador, ferro, cafeteira, celular, computador, máquina cartão e aparelhos em geral.

A coordenadora das Centrais de Valorização e Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Graziela Gobbato, explicou que a coleta de eletroeletrônicos é fundamental para reduzir o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário e promover a responsabilidade ambiental e a cidadania. “Além de diminuir a poluição do solo e da água, a ação gera emprego e renda para os catadores da Acatol, que fazem a destinação correta dos materiais para empresas e indústrias especializadas na reciclagem”, afirmou.

Legislação – Graziela ressaltou que a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, estabelece diretrizes claras sobre a destinação dos eletroeletrônicos. “Esses materiais precisam ser encaminhados para empresas de reciclagem devidamente autorizadas pelos órgãos ambientais, garantindo que sejam reaproveitados de forma segura”, explicou. Ela lembrou ainda que o descarte incorreto pode gerar penalidades e que “os consumidores também têm um papel importante, devendo levar seus resíduos aos pontos de coleta autorizados”.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.