Crise do metanol derruba consumo de álcool fora de casa

Estudo da Worldpanel by Numerator aponta que bares, boates e baladas atingem menor patamar de penetração desde o final da pandemia de COVID-19

No terceiro trimestre de 2025, a contaminação de bebidas alcoólicas com metanol provocou queda da categoria no consumo fora do lar. Além da retração de 0,8% em unidades, o episódio derrubou a penetração de bares, boates e baladas em 6% em relação ao mesmo período de 2023. Trata-se do menor patamar registrado pelo estudo Consumer Insights, da Worldpanel by Numerator, desde o final da pandemia de COVID-19.

De acordo com o relatório, 69,3% dos consumidores foram impactados pela crise, repensando o consumo de destilados. Na prática, 37,5% migraram para bebidas não alcoólicas e 15,1% deram espaço para alternativas como cervejas e drinques prontos. Com isso, na comparação entre o terceiro trimestre de 2024 e o mesmo período de 2025, bares, boates e baladas perderam 3,9% em contribuição de unidades.

Em contraste com esse cenário, pratos e refeições seguem como a categoria mais resiliente. Mesmo com elevação de 13,1% nos preços médios totais do consumo fora do lar, o segmento avançou 1,8% em contribuição de unidades no comparativo anual. A classe C, que concentra consumo associado ao período de trabalho, foi decisiva para essa sustentação, impulsionando também bebidas não alcoólicas.

O caráter essencial das refeições no dia a dia ainda é reforçado pela busca crescente por saudabilidade, que, atualmente responsável por 69% das razões de consumo e vem incorporando até categorias antes consideradas indulgentes, como cervejas sem álcool ou sem glúten, cujo crescimento é quatro vezes superior ao das opções tradicionais.

No panorama geral do consumo fora do lar, o acumulado do ano aponta alta de 25,1% nas ocasiões, estimulada pela fragmentação das compras, que cresceu 9,7% em unidades por visita. O avanço, contudo, perde ritmo: após queda de 9,6% no segundo trimestre, o volume recuou mais 2,6% no terceiro, influenciado pela sensibilidade ao preço e pela moderação do consumidor em um contexto econômico ainda desafiador.

“O terceiro trimestre de 2025 indica desaceleração, com queda no volume de unidades e forte impacto do aumento de preços, especialmente em categorias sensíveis como bebidas alcoólicas. A correlação negativa entre preço e volume vendido revela alta sensibilidade do consumidor, evidenciando a volatilidade do OOH e a necessidade de adaptação constante nas estratégias de compra”, afirma Felipe Feniar, Gerente de Contas da Worldpanel by Numerator.

Metodologia

O Consumer Insights, da Worldpanel by Numerator, é um estudo trimestral que reúne dados dos três principais painéis da empresa.

O Painel de Consumo In Home representa os hábitos de compra de 60 milhões de lares no Brasil, analisando o comportamento de consumo dentro do lar. O Painel de Uso aprofunda como os produtos adquiridos são, de fato, utilizados pelas pessoas dentro desses lares – com base em mais de 53 bilhões de ocasiões de uso em Alimentos e Bebidas. Já o Painel Out of Home acompanha o consumo fora de casa, com amostra que representa 158 milhões de indivíduos.

Todos os painéis possuem cobertura nacional, oferecendo uma visão completa dos hábitos de consumo dos brasileiros.

Nota ao editor

Numerator e Worldpanel se uniram para formar uma nova empresa líder global em dados de consumidores. A partir de agora, todas as referências a dados ou insights dessa fonte devem ser atribuídas à Worldpanel by Numerator. Por favor, não inclua nenhuma referência à Kantar. Use o nome Worldpanel by Numerator de forma consistente em todas as reportagens e citações.

Sobre a Worldpanel by Numerator

Worldpanel by Numerator decodifica o comportamento do comprador para moldar o futuro das principais marcas e varejistas do mundo. Fornece dados de consumo de referência representando quase 6 bilhões de consumidores em mais de 50 mercados, oferecendo uma visão multidimensional de como as pessoas pensam, compram e consomem, permitindo estratégias ousadas e impacto sustentável nos negócios. A empresa conta com 3.300 funcionários globalmente.

AD Comunicação & Marketing

(11) 99965.8147

www.adcomunicacao.com.br

@adcomunicacaomkt

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.