
O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), responsável pela gestão do Hospital Regional de Toledo (HRT), encaminhou à Prefeitura de Toledo nesta segunda-feira (2), o Ofício nº 0560/2026, com as respostas à notificação extrajudicial que apontou possíveis irregularidades no cumprimento do contrato. O documento é assinado pelo diretor executivo da entidade, Sandro Natalino Demetrio.
A notificação havia sido encaminhada pela administração municipal no último dia 15, com prazo de 15 dias para a manifestação do Ideas. Mesmo assim o documento não respondeu na íntegra os questionamentos feitos pela Prefeitura de Toledo, como na dissonância entre os dados da Demonstração do Resultado do Exercício e o Parecer Técnico da comissão de verificação de práticas de gestão do HRT instituída pela Portaria nº 307/2025. Na resposta, a entidade afirma atender às normas estabelecidas para o terceiro setor na questão contábil e que fará uma manifestação complementar até a próxima segunda-feira (9).
A Prefeitura de Toledo destaca que a definição do atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS) decorreu de recomendações do Ministério Público, com o objetivo de assegurar que o HRT cumprisse integralmente sua finalidade pública. A medida buscou preservar o interesse coletivo e ampliar o acesso da população aos serviços hospitalares, em consonância com a política pública de saúde. A administração municipal lembra que todas as decisões foram tomadas de forma transparente e sempre comunicadas à entidade gestora, priorizando a segurança assistencial e a continuidade dos serviços.
Repasses e responsabilidade compartilhada – Sobre o custeio da unidade, a Prefeitura informa que tem realizado repasses financeiros regulares, dentro daquilo que ficou estabelecido em lei, aprovada pela Câmara Municipal, hoje no valor aproximado de R$ 1,7 milhão por mês, além de manter diálogo permanente com o Governo do Estado do Paraná para fortalecer o financiamento do hospital.
Sobre os questionamentos de promessas de novos aportes, seja por parte da Prefeitura ou do Governo do Estado, o Município de Toledo reitera que este assunto já foi tratado em reuniões e não existe a menor possibilidade de aumento no valor repassado. O governador Ratinho Júnior e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, manifestaram em várias oportunidades através da imprensa desta impossibilidade e que os pagamentos serão feitos de acordo com a produção entregue pela unidade.
Funcionamento dos serviços e impactos à população – Em relação às suspensões temporárias de atendimentos, a Prefeitura de Toledo ressalta que qualquer interrupção em serviços essenciais causa impacto direto à população e, por isso, é tratada com extrema cautela. A administração municipal espera que a entidade gestora adote as medidas possíveis para garantir a continuidade dos atendimentos, especialmente em uma unidade de referência regional. A Prefeitura de Toledo mantém fiscalização permanente do contrato, sempre pautada pelo diálogo, pela legalidade e pela busca de soluções conjuntas que evitem prejuízos à assistência em saúde.
Transparência e encaminhamentos – Sobre os apontamentos técnicos relacionados às demonstrações contábeis, a Prefeitura de Toledo informa que acompanha as análises realizadas pelos órgãos competentes e destaca a importância da total transparência na aplicação dos recursos públicos. Além disso, tem buscado o diálogo institucional e para a construção de soluções conjuntas com a participação do Governo do Estado, do Ministério Público, do Conselho Municipal de Saúde e do próprio Ideas, sempre com foco no interesse público, na legalidade e, principalmente, na garantia de atendimento digno e contínuo à população que depende do SUS.
A partir de agora, o Município vai analisar o Ofício com as respostas e aguardar essa manifestação complementar. Além disso, a comissão deverá entregar até a próxima semana os dados analisados referentes aos meses de novembro e dezembro.


















