
Foi dado início às obras de reforma das estufas do Florir Toledo, em ato realizado nesta terça-feira (10). Na cerimônia, foi entregue a nota de empenho no valor de R$ 95 mil ao responsável pela empresa prestadora do serviço, JS Estufas Agrícolas, Celso Alves. A empresa será responsável pela reforma da Estufa 1 (casa de vegetação) e da Estufa 2 (casa de germinação).
O local atende adolescentes de 13 a 17 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, com atividades de viveirismo, prática de cuidado com viveiros de plantas, além de cursos, esportes e do pagamento de bolsa mensal no valor de R$ 250 por jovem, em 2026.
Estiveram presentes no ato de início das reformas o prefeito Mario Costenaro, a secretária de Assistência Social, Simone Ferrari, o vereador Professor Oseias, os secretários Marcelo Marques, da Administração, e Márcio Pimentel, da Comunicação, além de diretores e servidores envolvidos.
O prefeito Mario Costenaro afirmou que o ato representou um momento de celebração pela transformação do espaço em relação ao ano anterior e citou as melhorias realizadas na estrutura do Florir Toledo, como a organização do ambiente, o novo mobiliário e as parcerias institucionais. Segundo ele, o programa desenvolve ações voltadas ao atendimento e à formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Hoje a coisa já está transformada e a gente tem que celebrar. Aqui a gente fala em florir, em jovens se desenvolverem, com uma complexidade de ações que acontecem aqui”, declarou.

O vice-prefeito Lucio De Marchi destacou que o Florir Toledo passou por um processo de cuidado e reestruturação ao longo dos anos até chegar à condição atual. Ele ressaltou a visão da gestão e o trabalho das equipes envolvidas, além do potencial do espaço para a produção de mudas e para ações que contribuem com a cidade. “É isso que nós queremos, produzir mudas, plantar sementes e espalhar por essa cidade”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Simone Ferrari, explicou que a reforma das estufas do Florir Toledo marca um momento histórico, após um longo período sem intervenções no espaço. Ela relatou que, ao assumir a gestão, o projeto atendia poucos alunos em razão da falta de organização e estrutura, o que motivou o início do processo de reestruturação. “Foi uma força-tarefa imensa, com muita burocracia e dificuldades, o que às vezes dá a impressão de lentidão, mas o pessoal está trabalhando bastante”, afirmou.
O vereador Professor Oseias relembrou a origem do Florir Toledo, destacando que a primeira estufa foi viabilizada a partir de pesquisas e da articulação com universidades e instituições parceiras, por meio de edital internacional. Ele ressaltou que o espaço se consolidou como um polo de projetos, formação acadêmica e transformação social. “Aqui vocês não estão reformando só uma estufa, estão reformando um espaço de transformação de vida de muitos projetos”, afirmou.
O secretário de Administração, Marcelo Marques, destacou que a chegada à fase de execução da obra representa a conclusão de um processo administrativo que exige cuidados, prazos e garantias legais. Ele explicou que a burocracia é necessária para assegurar lisura e segurança aos servidores e agentes públicos. “Quando a gente consegue chegar nessa etapa de execução, é importante celebrar, porque é um processo bem conduzido, que garante segurança e não traz problema para o CPF de ninguém”, afirmou.


















