24.7 C
Toledo
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Cáritas Diocesana de Toledo lança CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2026

Padre André | Foto Assessoria

QUARESMA

  • A Quaresma é um tempo de conversão. Esse é um tema que jamais perde a sua atualidade na vida cristã.
  • A Quaresma é aberta na “Quarta-feira de Cinzas” que, neste ano de 2026, será em 18 de fevereiro.
  • No horário habitual e programação de cada comunidade, as igrejas da Diocese de Toledo receberão os fiéis para a missa com a imposição das cinzas. Este é o início solene da preparação dos católicos para a celebração do Tríduo Pascal. Não é um gesto formal, “folclórico” ou de mera tradição.
  • A Quaresma é expressão de um compromisso de deixar-se moldar pelo Espírito Santo para a conversão pessoal e comunitária. O verdadeiro sentido da conversão é “nascer de novo”.
  • Os exercícios quaresmais, como jejuns, abstinência, esmola, paciência com o próximo, irão favorecer esse “nascer de novo”. Seremos gestados no seio da Igreja, na comunidade.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

• Por ocasião da Quaresma, a CNBB sempre incentiva a realização da Campanha da Fraternidade (CF). Trata-se de um meio para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade.
• Objetivo geral da CF 2026: Promover, a partir da Boa-Nova do Reino de Deus e em espírito de conversão quaresmal, a moradia digna como prioridade e direito, junto aos demais bens e serviços essenciais a toda a população.
• A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

– Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
– Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
• Realizada desde 1964
• Em 2026, a 62ª CF tratará do tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
• Apoiada no lema que ilumina teologicamente a reflexão, a partir do mistério da encarnação, a Campanha convida os católicos a olharem para o sofrimento das pessoas em situação de rua e em moradias precárias. Mas, antes disso, perceber o que a Palavra de Deus e o Magistério da Igreja dizem sobre o direito à moradia? E, então, inspirar ações comunitárias, eclesiais, educativas e sociopolíticas que colaborem para o direito à Moradia.
• Este ano, a imagem que chama a atenção para o tema é a escultura “Cristo sem teto”, do artista canadense Thimothy Schmalz. A escultura tem réplicas em várias partes do mundo – inclusive no Brasil, a mais recente em Aparecida (SP), a ser instalada em 21/02/2026 – e mostra um homem coberto, com o rosto e as mãos escondidas, mas com os pés feridos, revelando ser Jesus. O espaço vazio no banco, convida quem vê a se aproximar.
• O Brasil enfrenta um déficit habitacional de 6 milhões de moradias, somado a um déficit qualitativo de 26 milhões de residências inadequadas – sem saneamento básico, com espaços superlotados ou estruturas precárias. E nas cidades da região da Diocese de Toledo, qual é a realidade habitacional? Existe o acesso às políticas públicas? A condição econômica das famílias é um fator limitante a este acesso?

default
PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.