11.3 C
Toledo
terça-feira, 23 de junho de 2026

Saúde no Oeste: Itaipu destina R$ 35 milhões para a construção do novo Hospital Bom Jesus em Toledo

Foto: Álvaro Soares

Toledo (PR) – A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) garantiu, nesta terça-feira (23), um dos maiores investimentos da história da saúde regional. Foi assinado o convênio que assegura o repasse de R$ 35 milhões da Itaipu Binacional para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus, em Toledo.

A solenidade reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da instituição e lideranças regionais.

- PUBLICIDADE -

💰 Raio-X dos Investimentos

O recurso da Itaipu integra um robusto pacote financeiro montado para tirar a nova estrutura do papel. A estimativa inicial conta com três grandes fontes:

  • R$ 35 milhões: Itaipu Binacional (já assinado).
  • R$ 35 milhões: Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa) – com anúncio oficial previsto para os próximos dias.
  • R$ 20… milhões: Linha de crédito subsidiada pelo Governo Federal, via Fundo de Investimentos em Infraestrutura em Saúde (FIIS-Saúde).

Com a nova estrutura, a Hoesp vai ampliar significativamente sua capacidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo os serviços de média e alta complexidade para os 18 municípios que integram a 20ª Regional de Saúde de Toledo.


🏥 Como será o novo Hospital Bom Jesus?

A nova sede será erguida em um terreno de aproximadamente 50 mil metros quadrados, localizado nas proximidades da PUCPR.

  • Primeira fase: Implantação de 270 leitos e abertura de novos serviços especializados, como UTI Pediátrica e Cirurgia Cardiovascular.
  • Expansão futura: O projeto final prevê que a estrutura alcance cerca de 500 leitos, consolidando Toledo como um dos principais polos de saúde pública do Paraná.

💬 O que dizem as lideranças

Mario Costenaro (Prefeito de Toledo):

“O Hospital Bom Jesus é o nosso maior serviço de referência e o único habilitado como de alta complexidade em ortopedia e trauma na região. Esse investimento demonstra a confiança na gestão e na equipe que conduz esse trabalho diário.”

Elton Welter (Deputado Federal – PT):

“Essa é uma grande conquista para os usuários do SUS. Somando as forças federais, estaduais e da Itaipu, o montante chega a R$ 90 milhões. Entregar um hospital moderno e atualizado vai proporcionar muito mais qualidade no atendimento.”

Dilceu Sperafico (Deputado Federal – Progressistas):

“Este é um momento memorável. Foi um trabalho conjunto, onde traçamos metas para tornar essa obra possível. Só ouvimos referências positivas sobre o atendimento do hospital, o que nos anima a continuar ajudando.”

Gleisi Hoffmann (Deputada Federal – PT):

“Toledo é uma das cidades mais pujantes do nosso estado e contribui fortemente para a economia paranaense. O Governo Federal retomou investimentos importantes e estamos trabalhando juntos, olhando para as entregas que fazem a diferença na vida das pessoas.”

Enio Verri (Presidente Nacional da Itaipu Binacional):

“A Itaipu ampliou o seu papel social e ambiental, investindo hoje em projetos estruturantes no Paraná e Mato Grosso do Sul. Fortalecer um hospital de caráter regional como este é fortalecer o SUS e garantir mais qualidade de vida para a população.”

🙏 Desafio Filantrópico e Sustentabilidade

O presidente da Hoesp, Cláudio Hayashi, agradeceu a articulação política e reforçou que o foco da instituição continuará sendo a excelência: “Nosso compromisso agora é ainda maior, focado na humanização, tecnologia de ponta e na manutenção do atendimento ao SUS, que representa mais de 80% dos nossos atendimentos”.

A superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin, lembrou a importância do apoio contínuo da comunidade. “Como somos uma instituição filantrópica, a captação de recursos para uma obra desse tamanho é um grande desafio. Além dos investimentos públicos, as doações da sociedade continuam essenciais para transformar esse sonho em realidade”, concluiu.

PUBLICIDADE