CAPS i : Novo serviço da Saúde Mental é oferecido em Toledo

Atendimento no CAPS i é um dos serviços da saúde mental

Toledo conta com o Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPS i, que atende crianças e adolescentes com Transtorno Severo e Persistente, de Alto Risco. A unidade faz parte da Rede de Saúde Mental composta por serviços e equipamentos, tais como: Ambulatório de Saúde Mental que atende pessoas com Transtornos Mentais de nível moderado, ou seja, de médio risco; O Centro de Atenção Psicossocial- CAPS II, atende pessoas com Transtornos Mentais severo e persistente, de Alto risco;  o CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas, atende adolescentes e Adultos dependentes químicos.

Apesar do CAPS i não ter oficialmente sido entregue, o serviço já vem beneficiando 170 pacientes que estão vinculados ao serviço de Saúde Mental desde o início deste ano. São 10 profissionais que compõe a equipe do CAPS i, sendo; Auxiliar de Enfermagem, Enfermeira, Assistente Social, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Psicólogo, Psiquiatra, Terapeuta Ocupacional, Coordenação e Serviços Gerais.

O perfil de atendimento do CAPS i são para crianças e adolescentes com Transtorno Severo e Persistente, dentre eles, Transtorno Opositor Desafiador (TOD), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Asperger, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno depressivo recorrente, episódio atual moderado, dentre outros. 

Atividades realizadas no CAPS-I

Para atender as necessidades de cada paciente é realizado o Plano Terapêutico Singular (PTS). Este plano vai direcionar o tratamento de forma individualizada conforme a necessidade de cada paciente: Trabalhos em grupo; Oficinas Terapêuticas; Atividades em grupos diversos; Consultas psiquiátricas; Grupo de famílias, dentre outros. 

A Diretora do Departamento de Saúde Mental, Ruth Lemes, explica que o CAPS-I está em processo de habilitação. “Este novo serviço constitui em um grande avanço para a população. Apesar de estar em processo de habilitação, que possibilita o desenvolvimento deste serviço no município por parte do Ministério da Saúde, bem como receber os recursos federais. O CAPS i vem desenvolvendo todas as atividades, acompanhamentos, a esta demanda do serviço. Estamos avançando na construção de fluxos, protocolos, para melhor atender a este público”. 

O CAPS-I

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) fica localizado na Rua Guarani nº 2928, no Jardim La Salle. Os atendimentos acontecem das 7h às 18h, das segundas às sextas-feiras. 

Para acessar o serviço é necessário buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro ou mais próxima de referência, para avaliação e se necessário encaminhamento. Telefone de contato do CAPS i (45) 3378-8340

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.