Dia da Saúde Mental: Data será marcada com Caminhada da Saúde e orientações dos Serviços

10 de outubro|Dia da Saúde Mental

Neste ano, de janeiro ao dia 10 de outubro já somam 47 mil atendimentos. 

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro. A data, instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, busca chamar atenção pública para o assunto, cada vez mais presente na sociedade e o reconhecimento da causa do sofrimento por problemas mentais e promoção de saúde mental em todas as idades. 

Em Toledo, desde 1996, a Secretaria Municipal da Saúde tem atuado, por meio do Departamento de Saúde Mental, que é composto por quatro serviços: Ambulatório de Saúde Mental, CAPS II e CAPS AD que atende todos dos dias centenas de pessoas diagnosticadas com diversos tipos de transtornos mentais. Neste ano, de janeiro ao dia 10 de outubro já somam 47 mil atendimentos. 

O Ambulatório de Saúde Mental atende crianças, adolescentes e adultos com transtornos mentais moderados. O CAPS II atende pacientes adultos com transtorno mental severo e persistente, o CAPS AD possui como público alvo dependentes químicos e o CAPS i atende crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes. 

O município de Toledo também conta com o CAPS AD III – SIM PR que é um serviço referenciado ao CISCOPAR e possui como público alvo dependentes químicos encaminhados pelos 18 municípios pertencentes a 20º Regional de Saúde.

Para marcar a data, neste ano o Departamento de Saúde Mental programou uma ação em parceria com o Rotary Club de Toledo e estará participando com um estande da Saúde Mental fazendo orientações à população durante a 18ª Meia Maratona, que acontecerá no dia 20 no Parque Ecológico Diva Paim Barth, além de mobilizar as equipes e pacientes atendidos nos serviços para participarem da Caminhada da Saúde. Toda a comunidade está convidada a participar. 

O QUE É SAÚDE MENTAL?

A maioria das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmonizar seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. 

TER SAÚDE MENTAL É… Estar bem consigo mesmo e com os outros; Aceitar as exigências da vida; Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida; Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário. Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.

PARA MANTER SUA SAÚDE MENTAL EM DIA…

Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida; Aceite-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações; Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica; Evite drogas; Pratique sexo seguro; Reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família; Mantenha bons hábitos alimentares, durma bem e pratique atividades físicas regularmente. 

Rede de Atenção Psicossocial em Saúde Mental

O Ministério da Saúde instituiu a Rede de Atenção Psicossocial em Saúde Mental, propondo a ampliação e articulação de diversos pontos de atenção a Saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso/ abuso/dependência de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.